Economia

Vendas do varejo crescem 1,2% em julho ante junho, mostra IBGE

O resultado veio acima da mediana das expectativas dos analistas, que esperavam um avanço de 0,7% no registro de vendas do varejo

Data de publicação:10/09/2021 às 12:00 - Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

As vendas do varejo subiram 1,2% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, informou nesta sexta-feira, 10, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima da mediana (alta de 0,7%) do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,1% a alta de 2,7%.

Na comparação com julho de 2020, sem ajuste sazonal, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 5,7% em julho de 2021. Nesse confronto, também o dado foi melhor do que a mediana, de elevação de 3,7%, do intervalo das projeções iam de uma queda de 0,3% a aumento de 6,0%.

A mediana das expectativas dos analistas era uma alta de 0,7%

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 6,6% no ano e alta de 5,9% em 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,1% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio acima da mediana (-0,6%) das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 3,4% a avanço de 1,7%.

Na comparação com julho de 2020, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 7,1% em julho de 2021. Nesse confronto, o resultado veio perto do teto das projeções que variavam de uma redução de 1,9% a elevação de 7,3%, com mediana positiva de 3,8%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 11,4% no ano e aumento de 8,4% em 12 meses. / Agência Estado

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre