Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
dividendos bolsa
Empresa

Vendas de minério da Vale sobem 3,5% no 3º trimestre, mas caem 2,6% em 9 meses

A produção de minério de ferro subiu 21% em relação ao trimestre anterior

Data de publicação:18/10/2022 às 10:05 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A produção da Vale no terceiro trimestre veio melhor do que no trimestre anterior, mas as vendas permaneceram praticamente estáveis, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 17, pela mineradora. Enquanto a produção de minério de ferro subiu 21% em relação ao trimestre anterior, para 89,7 milhões de toneladas, as vendas cresceram 7,4%, para 69 milhões de toneladas.

Nos primeiros nove meses do ano, as vendas de minério de ferro somaram 185,7 milhões de toneladas, queda de 2,6% contra igual período de 2021, quando foram comercializados 190,6 milhões de toneladas. Segundo a mineradora, a produção do Sistema Norte aumentou de um trimestre para outro, beneficiando-se do clima seco do terceiro trimestre.

Vale
| Foto: Reprodução

Produção de minério de ferro da Vale

De acordo com a Vale, a produção do Sistema Norte aumentou de um trimestre para outro, beneficiando-se do clima seco do terceiro trimestre. O desempenho ano contra ano foi impactado principalmente pela menor disponibilidade da produção anual em toneladas (ROM) em Serra Norte, devido a processos de licenciamento mais lentos.

"No S11D, a movimentação da mina foi estável na comparação ano contra ano, mas a necessidade de processar mais estéril resultou em uma pior relação estéril/minério e menor produção de minério de ferro", informou a companhia.

No Sistema Norte foram produzidos 49,6 milhões de toneladas de minério de ferro, alta de 27,1% contra o segundo trimestre e queda de 6,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Desse total, 30,6 milhões de toneladas foram produzidas em Serra Norte e Serra Leste e 18,9 milhões de toneladas em S11D.

O Sistema Sudeste somou 19,7 milhões de toneladas de minério no terceiro trimestre, alta de 0,9% ante o segundo trimestre e de 1% contra o terceiro trimestre de 2021. Já o Sistema Sul teve um avanço mais expressivo, totalizando 20,3 milhões de toneladas, superior em 31,3% contra o segundo trimestre e 25,9% ante o mesmo período do ano passado.

A Vale informou que a produção de pelotas foi ligeiramente menor na comparação com o trimestre anterior pela otimização do portfólio e das condições de mercado. "A Vale decidiu priorizar a produção de pelotas de redução direta das plantas de Omã", explicou.

Níquel

A produção de níquel proveniente de minério de Sudbury aumentou em relação ao trimestre anterior, atingindo 12,2 mil toneladas, o maior nível de produção desde o primeiro trimestre de 2021. O aumento foi principalmente devido ao forte desempenho da refinaria de Copper Cliff, após manutenções programadas durante o segundo trimestre do ano. A produção de níquel proveniente de minério de Thompson subiu 35% na mesma comparação, uma vez que o segundo trimestre foi impactado por manutenções programadas na refinaria de Long Harbour, informou a companhia.

"A produção de níquel proveniente de minério de Voiseys Bay foi 1,8 mil toneladas menor do que no trimestre anterior, à medida que prosseguimos no período de transição entre o depletion da mina de Ovoid e o ramp-up para a produção total do projeto subterrâneo de Voiseys Bay", afirmou a empresa no comunicado. Onça Puma permaneceu com bom desempenho, com aumento da produção de níquel em 8% contra o segundo trimestre. A manutenção anual do forno está programada para o quarto trimestre.

Já as vendas de níquel foram 12,7% maiores em relação ao segundo trimestre, porém menores do que a produção realizada há um ano, por conta de três fatores: a formação de estoques para atender compromissos de vendas durante as manutenções planejadas em Long Harbour e Matsusaka no próximo trimestre; problemas logísticos em Onça Puma, resultantes da baixa disponibilidade de navios contêineres em Vila do Conde durante o trimestre; e pelo congestionamento de navios nos portos do Reino Unido, impactando Clydach. "As vendas de níquel deverão se reverter no quarto trimestre", previu a companhia./Agência Estado.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados