Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Z-share: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/07/2022 às 13:06 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Z-Share?

Uma Z-Share é uma classe de ações de fundos mútuos que os colaboradores da empresa gestora desse fundo podem adquirir. Nesses casos, eles podem ter a opção de comprar ações Z — que também são utilizadas em planos de benefícios para funcionários e oferecidas como parte da remuneração ou mesmo por meio de um pacote de recompensas.

Essas Z-Shares são, geralmente, fundos sem carga — o que pode torná-las um investimento ainda mais atraente para os colaboradores da empresa. Normalmente, não têm taxas de front-end ou back-end e contam com um dos menores índices de despesas do mercado.

Como uma Z-Share funciona?

Mesmo que os investidores de Z-Share paguem as mesmas despesas de gestão e de fundos diversos que os outros investidores, elas geralmente não incluem taxas de serviço ou de distribuição. Isso acontece simplesmente porque podem ser adquiridas e vendidas por meio da empresa gestora e sem o envolvimento de um intermediário.

De maneira semelhante às concessões de incentivo e às opções de ações, as empresas de fundos mútuos oferecem Z-Shares por meio de um pacote de recompensas ou como compensação. Em alguns casos, os empregadores podem igualar o número de ações compradas como bônus para os colaboradores.

Essas Z-Shares são, então, mantidas em contas de benefícios a funcionários. Todas as transações que as envolvem são gerenciadas pela empresa responsável pelo fundo, que tem a obrigação de fornecer relatórios para os beneficiados sobre os seus respectivos investimentos.

Uma das razões mais óbvias pelas quais uma Z-Share é útil para um colaborador é que ela permite que ele construa uma carteira de investimentos dentro do perímetro das suas possibilidades. Quando elas são emitidas como um benefício do emprego, por exemplo, podem funcionar como uma maneira bastante eficaz de ajudar o funcionário a se preparar para a sua aposentadoria.

Quais são as maiores características das Z-Shares?

Uma das maiores características de uma Z-Share é que esse tipo de ação é semelhante a outras classes de ações de um fundo. Os ativos da Z-Share são agrupados pelo fundo para economias de escala de gestão e operacional. As de fundo aberto precisam ser transacionadas ao preço a prazo — que é o próximo valor patrimonial líquido informado.

De maneira geral, empresas de fundo mútuo estruturam as suas ofertas para incluir Z-Shares como um incentivo para todos que trabalham nela. Sendo assim, esse tipo de ação se torna um instrumento valioso para ser utilizado em todos os tipos de remuneração para os funcionários.

As Z-Shares podem ser consideradas como uma oferta valiosa para aqueles colaboradores que consideram a perspectiva de um emprego de longo prazo. Com isso, os negócios podem utilizá-las para apoiar esses funcionários, assim como a sua lealdade e incentivar o desenvolvimento dessa carreira promissora.

Como seria um exemplo prático de Z-Share?

A Franklin Templeton, uma empresa fundada em Nova Iorque com operações no Brasil, é uma gestora de fundos mútuos que oferece Z-Shares em quase todas as suas ofertas de fundos mútuos. O Franklin Mutual Shares Fund (MUTHX) é um exemplo disso.

Esse fundo oferece ações do tipo A, C, R, R6 e Z. as Z-Shares do Franklin Mutual Shares Fund não contam com taxas iniciais ou finais para os seus colaboradores. O ratio de despesas também é considerado como um dos mais baixos entre todas as classes de ações — a uma taxa de 0,79%.

Além disso, é interessante pontuar que a sua taxa anual 12b-1 é de 0%. Como esse estoque de ações mútuas da Franklin Templeton também não exige nenhuma taxa de distribuição nem de serviço, ajuda a manter o índice de despesas anual ainda mais baixo. Com isso, as taxas mais baixas ajudaram a classe Z-Share a relatar altos retornos positivos desde o início.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!