Última modificação em 29 de abril de 2021

O que é WTI?

O West Texas Intermediate - WTI - é um tipo específico de petróleo bruto produzido nos Estados Unidos e uma das referências usadas para estabelecer o preço do óleo no mercado internacional, assim como o Brent crude  e o Dubai Crude.

Chamado de óleo doce, contém cerca de 0,34% de enxofre na sua composição e tem baixa densidade, o que o torna leve. É um produto de alta qualidade e pode ser facilmente refinado.

O WTI é uma das commodities que compõem o contrato futuro da New York Mercantile Exchange (NYMEX).

foto: Ivan Samano
foto: Ivan Samano

Entendendo o West Texas Intermediate

O WTI é extraído na Bacia do Permian, no oeste do estado do Texas, nos Estados Unidos. Viaja por uma extensa rede de oleodutos até chegar as refinarias localizadas no meio-oeste do país e no Golfo do México, região localizada entre a América do Norte e a América Central. 

A entrega do petróleo refinado e a liquidação de preços para WTI se concentram na cidade de Cushing, Oklahoma. O sistema é composto por 35 dutos - sendo 20 de entrada e 15 de saída - e por 16 terminais de armazenamento. 

Tem capacidade para guardar 90 milhões de barris, o que equivale a 13% da demanda de dos Estados Unidos. Já a capacidade de entrega e retirada é de 6,5 milhões de barris por dia, o que transformou a cidade na "a encruzilhada de oleodutos do mundo".

West Texas Intermediate - referência mundial de petróleo

Os benchmarks servem de referência para os países que desejam comprar ou vender petróleo bruto e, muito frequentemente, são usados para determinar o preço do óleo no mercado internacional. 

Embora o Brent Crude e o WTI sejam as referências mais usados pelo mercado, seus preços nem sempre são próximos ou equivalentes. A diferença entre um e outro é chamada de índice Brent-WTI.

Vale destacar que o WTI não é o benchmarck mais usado no mundo - de fato, dois terços dos contratos celebrados utilizam como referência o Brent Crude. Ambos, no entanto, são produtos de qualidade e  considerados extremamente importantes para o funcionamento do comércio e da indústria. 

Óleos cujo teor de enxofre está abaixo de 0,5% são considerados doces. Como mencionando, o WTI tem teor de enxofre de 0,34, enquanto o Brent Crude tem teor de 0,37. Quanto menor o teor de enxofre, mais fácil é o refinamento, o que torna o produto mais atraente no mercado internacional.

Essa pequena diferença entre um e outro torna o WTI ideal para a produção de gasolina e o Brent Crude mais adequado a produção de diesel. 

Na teoria, o WTI deveria ser negociado como um produto prêmio, mas, em geral, isso não acontece. De fato, os dois tipos de petróleo são negociados por preços semelhantes e atendem a mercados diferentes, com demandas específicas. O preço de cada um desses óleos, portanto, reflete as necessidades do mercado ao qual atende.

Desde o boom do xisto nos Estados Unidos e consequente aumento da produção do WTI, o preço do óleo caiu no mercado internacional, fazendo com que fosse comercializado a preços mais atrativos que o Brent Crude.

Além disso, o transporte do óleo estadunidense para o mercado consumidor do Brent Crude tornaria o produto extremamente caro, tornando-o pouco atrativo para os países compradores. 

Termo do dia

3 Es da Administração

O que são os 3 Es da Administração? 3 Es da Administração é o nome dado a um grupo de habilidades que devem ser almejadas por…