termos

Web3: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/04/2023 às 05:45 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Web3?

Web3 é um termo que se refere à terceira geração da web. Ela se concentra na descentralização da internet e no uso de tecnologias como blockchain, criptomoedas e contratos inteligentes.

Enquanto a Web 1.0 foi caracterizada por sites estáticos e a Web 2.0 foi marcada por sites interativos e colaborativos, a Web3 visa criar uma internet mais distribuída e autônoma.

A Web3 tem o potencial de revolucionar a maneira como as pessoas interagem na internet e pode abrir novas possibilidades para aplicações em áreas como finanças, identidade digital, governança e muito mais.

Qual é o conceito por trás da Web3?

O conceito por trás da Web3 gira em torno da ideia de descentralização e muitas vezes incorpora tecnologias blockchain, como várias criptomoedas e tokens não fungíveis — as NFTs. Já algumas visões são baseadas no conceito de organizações autônomas descentralizadas.

Na Web3, os usuários têm mais controle sobre as suas informações pessoais e podem participar de redes sociais, mercados e outras aplicações sem precisar confiar em intermediários ou autoridades centrais.

Isso é bastante importante, principalmente em um momento em que as preocupações com a privacidade e a segurança online aumentam cada vez mais e os usuários estão mais desconfiados de grandes empresas que coletam e monetizam seus dados.

Além disso, a Web3 também promove a ideia de "propriedade do usuário", que significa que os usuários têm o direito de ter e controlar seus próprios dados e de serem remunerados pelo seu uso, se assim o desejarem.

Tudo isso pode abrir novas possibilidades para modelos de negócios e formas de interação online em que os usuários são incentivados a compartilhar seus dados de maneira mais segura e transparente.

Como a Web3 funciona?

De uma maneira geral, a Web3 funciona ao combinar a descentralização da Web 1.0 com a interatividade da Web 2.0 em uma interface mais amigável. Ela oferece aos usuários mais controle sobre sua experiência online e maior segurança por meio da tecnologia blockchain.

A comparação da Web3 com a Web 2.0, por exemplo, pode ajudar a entender como ela é diferente de sua predecessora. Na Web 2.0, quando um usuário percorre uma plataforma de mídia social ou usa um mecanismo de pesquisa, recebe anúncios relacionados aos tipos de contas e sites em que estava navegando.

Isso porque grandes empresas de tecnologia coletam dados sobre suas atividades online. Essas corporações monetizam esses dados ao vender anúncios para outras empresas que oferecem produtos e serviços que o usuário pode estar interessado em adquirir.

Resumidamente, a Web 2.0 obriga as pessoas a confiar na tecnologia e na segurança das grandes empresas de tecnologia. Já a Web3 coloca o controle nas mãos de todos os outros usuários. Além disso, quem contribui com ela pode receber tokens em troca de participar do desenvolvimento.

Quais são as vantagens da Web3?

Uma das maiores vantagens da Web3 é o fato dela oferecer maior controle sobre dados pessoais e o armazenamento descentralizado de dados. Muitos dos benefícios que ela oferece, aliás, são decorrência da sua estrutura descentralizada que transfere o controle da internet das grandes empresas de tecnologia para quem, de fato, a utiliza.

Os usuários da Web 2.0, por exemplo, precisam fazer login em uma plataforma para acessar, compartilhar ou mesmo interagir com o conteúdo. A plataforma, em última análise, controla quem pode participar e como eles interagem com os outros. Ela pode remover usuários ou limitar o que eles podem fazer na plataforma. Já a Web3 dá esse controle para as pessoas, que podem, então, autogovernar o conteúdo e quem o compartilha.

Outra grande vantagem da Web3 é a rapidez que ela oferece. Isso porque o uso de machine learning, inteligência artificial é até mesmo contratos inteligentes possibilitam que dados mais relevantes sejam levados ao usuário final em muito menos tempo.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!