Última modificação em 14 de abril de 2021

O que é VWAP?

O VWAP, sigla para Volume Weighted Average Price (Preço Médio Ponderado por Volume, em Português) é uma referência usada pelos traders para determinar o preço de venda de um título.

Baseada no volume e no valor das negociações, essa referência permite verificar a tendência e o valor de mercado das ações de uma empresa. 

Qual é a fórmula do VWAP?

Para calcular esse índice é preciso multiplicar o valor obtido em cada negociação pelo volume negociado. Esse resultado deve ser divido pelo volume negociado, como se pode ver na fórmula:

VWAP = ∑ Preço x Volume / ∑ Volume

Como calcular o VWAP?

Algumas ferramentas calculam o VWAP automaticamente. No entanto, é possível calcular esse índice usando uma planilha e seguindo as seguintes etapas:

  1. Anote o preço médio de venda das ações na abertura da bolsa. Para isso, some o maior valor, o valor mais baixo e o preço de fechamento e divida o resultado por três. O resultado deve ser multiplicado pelo volume negociado no mesmo período;
  2. O valor obtido deve ser divido pelo volume de vendas do período. O resultado será o VWAP;
  3. Para saber o valor do VWAP ao longo do dia, calcule o resultado do preço x volume de cada período. Divida o número obtido pelo volume total de vendas dos títulos até esse ponto. Crie colunas para anotar o resultados obtido. Os resultados cumulativos devem ser divididos entre si para determinar o índice.

O que esse resultado indica?

Muitos investidores utilizam esse índice para comprar ou vender ações com lucro. Muitas empresas compram títulos abaixo do VWAP e vendem acima desse índice, o que fará o preço oscilar acima da média e não abaixo dela. 

Além disso, os investidores podem utilizar essa ferramenta para verificar a tendência do mercado e criar regras de negociação para obter lucros mais significativos. Por exemplo, quando os preços estão acima do VWAP, o ideal é iniciar posições longas. Caso o valor esteja abaixo, o mais indicado é iniciar posições curtas.

Qual a diferença entre o VWAP e a média móvel simples?

A média móvel simples e o volume weighted average price podem produzir gráficos semelhantes. No entanto, esses indicadores são calculados de formas diferentes. 

O VWAP é calculado quando se multiplica o preço pelo volume e o resultado é dividido pelo volume total. Já a média simples é obtida ao somar o preço de venda de um título em determinado período (por exemplo, 10) e o resultado é dividido pelo período analisado (ou seja, 10). Nesse caso, o volume não é contabilizado. 

Limitações do uso do VWAP

O Volume Weighted Average Price é um indicador que deve ser calculado por dia.  Ou seja, as contas precisam ser refeitas na abertura de cada novo período de negociação. Tentar criar um índice que possa ser usado por mais tempo pode implicar em uma média distorcida, o que diminuiria a eficácia da ferramenta.

Embora alguns investidores possam preferir comprar quando o preço de um título estiver abaixo do Volume Weighted Average Price ou vender quando estiver acima, esse índice não é o único fator a ser considerado. 

Quando a tendência é de alta, o preço pode continuar subindo por muitos dias sem ficar abaixo do Volume Weighted Average Price ou cair apenas ocasionalmente. Portanto, esperar que o preço caia abaixo desse índice pode significar uma oportunidade perdida caso os preços subam rapidamente.

Esse índice é baseado em valores passados e não deve ser usado como ferramenta preditiva. Como está ancorado na faixa de preço de abertura do dia, o indicador vai se tornando defasado à medida que o dia avança. É por isso, os gráficos de VWAP e da média móvel se mostram muito semelhantes como o passar do tempo.

Termo do dia

Mercado de Crédito

O que é mercado de crédito? O mercado de crédito é parte integrante do Sistema Financeiro Nacional, composto ainda pelos mercados de câmbio (moeda), capitais (valores…