Variável Exógena
O que é Variável Exógena?
A variável exógena pode ser definida como um tipo de imprevisto que possivelmente aconteça fora de um modelo econômico, mas que, ainda assim, seja capaz de influenciá-lo.
A gente sabe que parece um bicho de sete cabeças, por isso, nosso objetivo é simplificar a explicação do termo. Para que você o compreenda melhor, precisamos que entenda o significa de modelo econômico. Você já ouviu falar nessa expressão?
Um modelo econômico é aquilo que define e explica o comportamento de agentes econômicos, ou seja, figuras sociais que proporcionam o fluxo financeiro de um país. Tais agentes, no caso, são a própria população (consumidores) e as próprias empresas (comércio).
Tais modelos podem ser definidos, ainda, como simplificações da realidade, já que retratam o comportamento de empresas e suas estratégias, consumidores e suas necessidades, e também as políticas governamentais que impactam o comércio de forma geral.
Modelos econômicos surgem a partir de teorias, que por sua vez, surgem a partir de hipóteses. Vamos entender na ordem correta: primeiro, uma hipótese precisa ser testada, para que assim, se torne uma teoria.
Se essa teoria for facilmente explicada ou seja totalmente compatível com a realidade econômica de um país, ela passa a ser considerada um modelo. É como se esse último estágio fosse a validação dos estudos feitos por milhares de especialistas, sabe?
Por falar em estudos, eles são feitos a partir de pontos como racionalidade, otimização e constância. Portanto, para que um modelo econômico seja validade, ele precisa ser baseado nesses três pilares.
Um ótimo exemplo de modelo econômico é o que chamamos de "oferta e demanda". Nesse caso, acredita-se que o fluxo financeiro de um país seja sustentado pelo comportamento de compra e venda.
Tá, onde que a variável exógena se encaixa nisso tudo, Mais Retorno? Vamos lá!
Como a Variável Exógena funciona?
Vamos continuar com o exemplo de modelo "oferta e demanda". A característica principal deste modelo é a quantidade de produtos ofertados pela indústria em comparação ao nível de consumo da população.
Indicadores econômicos mostram que, quanto maior for o consumo, mais alto poderão ficar os preços dos produtos caso não haja oferta suficiente. Do contrário, quanto menor for a demanda, os produtos tendem a sofrem uma queda de preços na tentativa de chamar mais atenção do consumidor.
Esse modelo econômico norteia, por exemplo, a nossa inflação e Taxa Selic. Temos artigos específicos sobre cada um desses indexadores, vale a pena dar uma olhada!
A variável exógena, por sua vez, representa algum tipo de ameaça externa a esse modelo; algo que seja capaz de mudar esse sistema de "oferta e demanda" sem que sejam as ações dos próprios agentes econômicos, ou até mesmo do governo.
Coloque a imaginação pra jogo e pense num cenário caótico, como a falência de algum país, a extinção de determinado mercado ou até mesmo uma terceira Guerra Mundial... Apocalipse zumbi já é exagero!
Qualquer uma dessas possibilidades seriam capazes de interferir no comportamento das empresas e dos consumidores, logo, o modelo econômico seria afetado e provavelmente remodelado.
Portanto, uma vez que aconteça qualquer tipo variável exógena, os impactos causados no contexto econômico não serão dos melhores. A depender do caso, essa interferência pode estar além das previsões dos especialistas, como também pode ser prevista e considerada de acordo com o andar da economia global.
De qualquer forma, é interessante que cada modelo econômico conte com uma possível solução para as variáveis exógenas que podem ser previstas. Assim, o país sofre menos risco de um colapso financeiro e, também, de influenciar negativamente a economia internacional.