V-commerce

Última modificação em 20 de Agosto de 2021 às 02:53

O que é V-commerce?

Você já teve a oportunidade de comprar alguma coisa por influência de um vídeo muito bem elaborado, super explicativo e altamente interativo? Esse tipo de estratégia de marketing é o que chamamos de v-commerce, ou "comércio por vídeo".

Não é segredo que o comércio internacional vem crescendo a cada ano e, de fato, o avanço tecnológico permite que novas estratégias de vendas sejam criadas o tempo inteiro. 

Qualquer rede que esteja fortemente consolidada no mercado faz questão de expandir seus negócios ao universo digital, onde o alcance de público acaba sendo até maior a depender do seu nicho de atuação. 

Não é à toa que milhares de compras são feitas pela internet todos os dias, é o famoso e-commerce. Sem sair de casa, temos acesso a qualquer tipo de produto e suas respectivas informações, assim como a transação financeira também pode ser feita a distância de maneira segura e eficaz.

O v-commerce chega para melhorar ainda mais esse cenário. Essa é, sem dúvidas, uma estratégia eficaz e bastante promissora para o varejo brasileiro - sem falar do impacto na economia nacional e internacional.

Como o V-commerce funciona?

O v-commerce funciona a partir da apresentação de produtos e serviços através de vídeos ou, até mesmo, imersão em realidades virtuais.

Pesquisas feitas por duas grandes empresas do setor tecnológico, ComScore e Accenture, apontam o Brasil como país que mais consome conteúdo a partir de plataformas desse tipo, com mais de 11 bilhões de visualizações a cada novo mês.

A pesquisa indica, ainda, que cerca de 85 milhões de brasileiros assistem a vídeos online dentro do mesmo período. Isso indica o absoluto sucesso na implementação de v-commerce no varejo brasileiro.

A ideia é que o consumidor tenha uma experiência completa, sentindo-se integrado a marca e, principalmente, tenha contato com o produto ou serviço mesmo estando do outro lado da tela. O v-commerce possibilita apresentações mais minuciosas e detalhistas, por essa razão, é capaz de converter leads em clientes fidedignos. 

Outras pesquisas indicam que o v-commerce é capaz de aumentar em até 30% o nível de consumo no mercado digital em comparação a exposição de fotos ou banners com legenda descritiva. Entretanto, uma estratégia não substitui a outra.

O ponto é que, partindo do princípio científico, uma grande marca deve saber respeitar e atender a neurolinguística de cada consumidor - seja ela visual, cinestésica, auditiva, olfativa, e assim por diante. 

Além dos vídeos, a imersão em realidade virtual proporciona uma experiência ainda mais completa ao consumidor, que pode ter contato com produtos, serviços, vendedores e toda estrutura corporativa em tempo real.

O comércio por vídeo é uma estratégia complementar aos estímulos que podem ser gerados em um indivíduo. Demais, né?!

Qual é o impacto do V-commerce na economia?

Considerando os dados apresentados anteriormente e todas as vantagens acerca dessa estratégia digital, o v-commerce tende a causa um impacto positivo na economia nacional e internacional.

Além da porcentagem expressiva nas vendas, o comércio por vídeos é capaz de incentivar muito mais do que a circulação de ativos financeiros: estamos falando em investimentos no setor tecnológico, colocando o país em evidência no quesito desenvolvimento.

Perceba que, dentro do e-commerce, as estratégias de vendas seguem em constante evolução. Além do v-commerce, também existem o l-commerce (comércio por lives), t-commerce (comércio por televisão), m-commerce (comércio por smartphones), dentre outros.

Cada uma dessas estratégias pode alcançar um tipo de público diferente e, mais ainda, atende as necessidades de estímulos individuais citados anteriormente. Do ponto de vista econômico, as possibilidades de sucesso no varejo acabam aumentando - e muito!

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo