Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

V-commerce

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/08/2021 às 17:53 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é V-commerce?

Você já teve a oportunidade de comprar alguma coisa por influência de um vídeo muito bem elaborado, super explicativo e altamente interativo? Esse tipo de estratégia de marketing é o que chamamos de v-commerce, ou "comércio por vídeo".

Não é segredo que o comércio internacional vem crescendo a cada ano e, de fato, o avanço tecnológico permite que novas estratégias de vendas sejam criadas o tempo inteiro. 

Qualquer rede que esteja fortemente consolidada no mercado faz questão de expandir seus negócios ao universo digital, onde o alcance de público acaba sendo até maior a depender do seu nicho de atuação. 

Não é à toa que milhares de compras são feitas pela internet todos os dias, é o famoso e-commerce. Sem sair de casa, temos acesso a qualquer tipo de produto e suas respectivas informações, assim como a transação financeira também pode ser feita a distância de maneira segura e eficaz.

O v-commerce chega para melhorar ainda mais esse cenário. Essa é, sem dúvidas, uma estratégia eficaz e bastante promissora para o varejo brasileiro - sem falar do impacto na economia nacional e internacional.

Como o V-commerce funciona?

O v-commerce funciona a partir da apresentação de produtos e serviços através de vídeos ou, até mesmo, imersão em realidades virtuais.

Pesquisas feitas por duas grandes empresas do setor tecnológico, ComScore e Accenture, apontam o Brasil como país que mais consome conteúdo a partir de plataformas desse tipo, com mais de 11 bilhões de visualizações a cada novo mês.

A pesquisa indica, ainda, que cerca de 85 milhões de brasileiros assistem a vídeos online dentro do mesmo período. Isso indica o absoluto sucesso na implementação de v-commerce no varejo brasileiro.

A ideia é que o consumidor tenha uma experiência completa, sentindo-se integrado a marca e, principalmente, tenha contato com o produto ou serviço mesmo estando do outro lado da tela. O v-commerce possibilita apresentações mais minuciosas e detalhistas, por essa razão, é capaz de converter leads em clientes fidedignos. 

Outras pesquisas indicam que o v-commerce é capaz de aumentar em até 30% o nível de consumo no mercado digital em comparação a exposição de fotos ou banners com legenda descritiva. Entretanto, uma estratégia não substitui a outra.

O ponto é que, partindo do princípio científico, uma grande marca deve saber respeitar e atender a neurolinguística de cada consumidor - seja ela visual, cinestésica, auditiva, olfativa, e assim por diante. 

Além dos vídeos, a imersão em realidade virtual proporciona uma experiência ainda mais completa ao consumidor, que pode ter contato com produtos, serviços, vendedores e toda estrutura corporativa em tempo real.

O comércio por vídeo é uma estratégia complementar aos estímulos que podem ser gerados em um indivíduo. Demais, né?!

Qual é o impacto do V-commerce na economia?

Considerando os dados apresentados anteriormente e todas as vantagens acerca dessa estratégia digital, o v-commerce tende a causa um impacto positivo na economia nacional e internacional.

Além da porcentagem expressiva nas vendas, o comércio por vídeos é capaz de incentivar muito mais do que a circulação de ativos financeiros: estamos falando em investimentos no setor tecnológico, colocando o país em evidência no quesito desenvolvimento.

Perceba que, dentro do e-commerce, as estratégias de vendas seguem em constante evolução. Além do v-commerce, também existem o l-commerce (comércio por lives), t-commerce (comércio por televisão), m-commerce (comércio por smartphones), dentre outros.

Cada uma dessas estratégias pode alcançar um tipo de público diferente e, mais ainda, atende as necessidades de estímulos individuais citados anteriormente. Do ponto de vista econômico, as possibilidades de sucesso no varejo acabam aumentando - e muito!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados