Última modificação em 8 de janeiro de 2021

O que é Unctad?

Unctad é uma abreviação para Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. A sigla pode parecer confusa pela ordem dos termos, mas é porque ela se origina no nome em inglês da instituição: United Nations Conference on Trade and Development.

A Unctad é um importante órgão dentro das Nações Unidas que foi criado no ano de 1964, em Genebra (Suíça). Atualmente, conta com mais de 190 membros, entre os quais está o Brasil.

O principal objetivo da entidade está na atuação sobre o comércio, em especial com participação junto aos países em desenvolvimento. Assim, é sua responsabilidade permitir oportunidades de investimentos e crescimento comercial.

Quais são as principais atribuições da Unctad?

Como vimos, a atuação principal da Unctad acontece sobre países em desenvolvimento, contribuindo assim para um crescimento global da economia.  Isso também gera para a entidade a responsabilidade de algumas práticas, criando ações internacionais para essa finalidade.

Um dos exemplos da sua atribuição está na promoções de fóruns para discussão ou organização de palestras e debates com especialistas. Foi justamente por meio de eventos deste tipo, aliás, que a Unctad ganhou notoriedade global, reunindo países desenvolvidos com outras nações em desenvolvimento.

Foi papel da entidade também atuar em trocas comerciais, permitindo uma economia mais cooperativa entre diferentes países. É seu foco, afinal, promover um crescimento sustentável para o longo prazo.

Há ainda um papel importante a ser estabelecido em termos de pesquisas e investimentos em tecnologia. Ao promover maior participação de países em desenvolvimento, o crescimento dessas nações torna-se acelerado pela inovação. E essa é mais uma participação direta da Unctad.

Como funciona a Unctad?

Por ser uma organização global, a Unctad tem uma estrutura muito bem definida dentro das Nações Unidas. Para melhor atender suas atribuições, a entidade se divide em cinco grandes grupos:

Quais as perspectivas para a Unctad?

Como vimos, existem diversas atribuições que fazem da Unctad uma entidade de extrema importância no contexto global, especialmente em um momento histórico em que há aumento da preocupação com questões ambientais e com um crescimento sustentável.

Com o slogan de "promover a prosperidade para todos", a Unctad exerce um papel fundamental para países menos desenvolvidos, os quais não estão no centro do noticiário econômico. Assim, é cada vez mais essencial que a entidade faça alertas para cooperação entre nações. A sua importância também for reforçada durante a pandemia da Covid-19, propondo um plano de ação para ajuda econômica.

A Unctad deve seguir com seu evento de Conferência nas próximas décadas, o qual ocorre a cada quatro anos e traz temas de relevância global para discussão, algo que ajuda na tomada de decisão dos países.

Termo do dia

Aposentadoria Integral

O que é Aposentadoria Integral? Aposentadoria Integral é o benefício recebido sem descontos. Um erro comum é acreditar que a aposentadoria integral corresponde a 100% do…