termos

Tesouro Prefixado: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/02/2022 às 07:59 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Tesouro Prefixado?

Entre os títulos públicos oferecidos pelo Tesouro Direto, há aplicações prefixadas e pós-fixadas, que definem se você saberá ou não com antecedência o valor exato do resgate. No caso do Tesouro Prefixado, o investidor tem a segurança de saber quanto receberá no vencimento do título.

As aplicações disponíveis no Tesouro Direto são, por si só, mais conservadoras, pois são títulos de renda fixa, com baixo risco de perdas para quem investe (desde que o objetivo seja manter o título até o vencimento). Outra segurança que é considerada uma vantagem por parte dos investidores é o fato dos papéis terem liquidez diária e garantia de recompra pelo Tesouro Nacional.

Vale ressaltar que Tesouro Prefixado é o nome dado para as LTNs (Letras do Tesouro Nacional) e NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional, Série F) negociadas na plataforma do Tesouro Direto. Na prática são os mesmos títulos e por isso você pode ver as nomenclaturas diferentes em alguns lugares.

Como funciona o Tesouro Prefixado

A principal característica do Tesouro Prefixado, como o próprio nome o define, é que a taxa de juros já é fixada no momento da aplicação. Com isso, você já sabe exatamente quanto vai receber no vencimento do título.

O Tesouro Prefixado é indicado para quem procura títulos com menor risco, além de ter maior controle para planejar o que fazer com o dinheiro assim que ele for resgatado.

De acordo com o Tesouro Direto, as principais características que definem o Tesouro Prefixado são:

  • A garantia de uma rentabilidade fixa;
  • Saber quanto vai receber depois do vencimento;
  • Indicado para ser investido no médio e longo prazo;
  • Em caso de resgate antecipado, o Tesouro garante a recompra pelo adquire no valor de mercado. Justamente por isso, como o valor do título oscila no mercado ao longo do tempo, vender antecipadamente pode gerar prejuízos em alguns cenários.

Juros Semestrais

O Tesouro Prefixado é indicado para investimento de médio e longo prazo por conta das opções de vencimento que ele tem disponíveis.

  • Tesouro Prefixado (LTN): São títulos que pagam rentabilidade fixa apenas no vencimento (por exemplo, 6% ao ano);
  • Tesouro Prefixado Com Juros Semestrais (NTN-F): são títulos que pagam juros semestrais antes do vencimento (conhecidos como cupons de juros). No entanto, vale ressaltar que isso reduz o ganho no longo prazo por diminuir o efeito dos juros compostos. Afinal, o dinheiro que você recebe antecipadamente deixa de render juros se não for reinvestido.

Algumas opções com juros semestrais costumam ter prazo de vencimento maior, entre cinco e dez anos. Esse tipo de aplicação é mais indicado para quem precisa de uma renda extra regularmente.

Assim, o fluxo de investimento do Tesouro Prefixado é simples: uma aplicação e um resgate. No caso dos juros semestrais, os cupons são pagos regularmente até o último cupom.

Como investir no Tesouro Prefixado

O valor mínimo para investir, com ou sem o pagamento de juros semestrais, é de cerca de R$ 35,00. O procedimento para adquirir os papéis é o mesmo para os demais títulos:

  • Definir qual investimento quer adquirir;
  • Escolher uma corretora ou banco para gerenciar a aplicação;
  • Abrir uma conta nesta instituição financeira;
  • Fazer a transferência do dinheiro para efetuar a compra;
  • Adquirir o título e investir através do site do banco ou corretora ou pela plataforma do Tesouro Direto (site ou aplicativo).

Os custos do Tesouro Prefixado é o mesmo para os demais títulos: taxa de administração, taxa de custódia, imposto de renda (alíquota regressiva sobre o rendimento) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para resgates feitos em menos de 30 dias depois da aplicação (também sobre o rendimento).

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!