Última modificação em 29 de abril de 2021

O que é Termo com CCP?

A expressão Termo com CCP é utilizada no mercado financeiro para uma operação com características específicas envolvendo o contrato a termo. A sigla CCP refere-se a um tipo de investidor que entra nesse tipo de negociação.

Para que tudo fique melhor explicado, vamos começar por entender o que é um contrato a termo e em quais condições eles são aplicados, afinal é essencial para a compreensão da dinâmica do Termo com CCP.

O que é um contrato a termo?

Um contrato a termo nada mais é do que um acordo feito por um investidor para uma negociação futura de um ativo a um determinado preço. A sua diferença pra o mercado de opções (que oferece basicamente essa possibilidade) é que ele não precisa ser realizado em uma Bolsa de Futuros, tornando a estrutura bem mais simples.

O preço praticado no instrumento vai depender das condições econômicas de momento, assim como um custo de manutenção (que é o valor cobrado por garantir aquele preço em alguma data futura).

O contrato a termo é muito utilizado com derivativos, em especial com moedas. Pode ser empregado tanto na geração de caixa para o investidor, como também em uma medida de proteção (como contra a variação cambial, por exemplo).

Como funciona o Termo com CCP?

Agora que você já entendeu a dinâmica do mercado a termo, podemos passar para o restante do termo. Mas, afinal, o que representa o CCP?

No mercado financeiro, existem inúmeras definições para essa mesma sigla como a Contraparte Central, responsável por garantir a realização das transações que ocorrem na Bolsa de Valores.

Aqui, o emprego mais comum para o Termo com CCP está destinado ao tipo de investidor que vai permitir que a operação aconteça. Para a B3, empresa responsável pelo mercado de capitais brasileiro, um investidor CCP são instituições financeiras como:

Esse tipo de investidor CCP, que permite a prática do mercado a termo, deve ter CNPJ e conta própria, além de receber um cadastro oficial no sistema de operações.

Como realizar um Termo com CCP?

Apesar de ter uma estrutura mais simples e ser aplicável no Mercado de Balcão (como vimos, não há necessidade de usar uma Bolsa de Futuros), isso não significa que seja difícil ou trabalhoso montar operações com contratos a termo.

A própria B3 disponibiliza um sistema para esse tipo de negociação, facilitando a aproximação entre o interessado em criar um Termo com CCP e os investidores que vão atuar como contraparte desse processo. Vale lembrar que, se você acorda de comprar ou vender ativos no seu contrato a termo, precisa de alguém para executar o outro lado da operação na data de vencimento, certo?

Neste caso, o sistema da B3 vai pedir o preenchimento de algumas informações básicas. Veja alguns exemplos:

Caso você tenha dúvidas sobre o sistema do Termo com CCP, a B3 disponibiliza um verdadeiro manual de como executar cada tipo de operação de derivativos com CCP.

Termo do dia

Balança Comercial

O que é balança comercial? A balança comercial é um termo econômico utilizado para quantificar a diferença entre o volume de exportações e importações de um…