Taxas ad valorem

Última modificação em 15 de Setembro de 2021 às 03:19

O que são taxas ad valorem?

Ad Valorem é um termo do latim que significa "frete valor", sendo assim, as Taxas Ad Valorem são taxas cobradas "conforme o valor" da mercadoria. Em outras palavras, trata-se de uma tarifa aplicada tendo como base um percentual pré-determinado da mercadoria e que é utilizado como uma espécie de seguro para a mesma.

Esta taxa foi criada como uma forma de precaução contra eventuais perdas de mercadoria por parte da transportadora, uma vez que de acordo com as leis brasileiras a respeito de movimentação e transporte de cargas, as transportadoras são responsáveis pelos itens que transportam.

As taxas ad valorem costumam ser mais utilizadas quando o contratante da transportadora, ou seja, aquele que está despachando a carga, não conta com a proteção de seguros de carga. Desta forma, para a proteção tanto de contratante quanto de contratado existe a opção dessa taxa.

Desta forma, as taxas ad valorem são uma prevenção contra perda, roubo e danificação da carga e servem como um seguro para a transportadora que, sem esses valores, poderia ir à falência com a perda de cargas.

Como são calculadas as taxas ad valorem?

As Taxas ad valorem não são fixas, afinal são calculadas de acordo com o valor da carga e acrescidas de um percentual estipulado pela transportadora. O resultado desse cálculo é adicionado ao valor do frete, mais às demais taxas cobradas.

As variações de preço dependem das seguintes características:

  • Percurso entre um ponto e outro: os riscos tendem a aumentar de acordo com a distância que a carga precisa percorrer;
  • Dimensões e peso da carga: o peso da carga afeta bastante as taxas ad valorem, afinal, existe uma dificuldade maior para carregar peças mais pesadas, além de estas constituírem uma dificuldade maior também para ladrões;
  • Análise da geografia da região: as condições da estrada, os índices de roubo e pilhagem são alguns dos pontos levados em consideração no cálculo do ad valorem;
  • Manuseio: calcula-se também o quanto a carga vai necessitar ser manuseada, quanto menos manuseada, menos chances de avaria.

Como observado acima, o cálculo das taxas ad valorem dependem de algumas variáveis. No entanto, a ANTC (Associação Nacional de Transporte de Carga) procurou auxiliar na formulação das taxas ao sugerir a porcentagem a ser aplicada sobre cada mercadoria. Ainda que tenha sido criada em 2014, a tabela ainda permanece em uso.

Baseada estritamente em relação às distâncias percorridas, a tabela sugeria uma porcentagem de 0,30% para cargas que percorressem de 1 a 250 km; 40% às que percorressem entre 251 a 500 km, e assim por diante, obedecendo a um acréscimo de 0,10% a cada 250 km percorridos. Em relação à coleta e entrega deveria ser acrescentado 0,15%.

Desta forma, os valores das taxas ad valorem acabam sendo uma forma de análise na hora da contratação da transportadora. É preciso levar em consideração a segurança da carga, além da satisfação do cliente que espera por aquela mercadoria, o fator de segurança tanto do produto quanto dos envolvidos em seu transporte, entre outros.

Quais são as vantagens das Taxas ad Valorem?

A contratação de uma transportadora que trabalhe com o sistema de taxas ad valorem apresenta alguns benefícios. É inevitável que com o aumento da demanda por produtos comprados por meios digitais, ou mesmo presenciais, mas que dependem de uma viagem para chegar ao cliente, os riscos aumentem em proporção.

Desta forma, o sistema ad valorem permite que as mercadorias estejam sempre resguardadas de qualquer problema eventual como perda, roubo, avarias. É importante realçar que esse benefício é uma via de mão dupla uma vez que aquele que contratou o serviço está seguro pelo valor cobrado, e também o contratado está assegurado do valor da carga.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo