Última modificação em 8 de março de 2021

O que é Taxa Spot?

A taxa spot está vinculada a operações financeiras que garantem liquidez imediata ao investidor, ou seja, as negociações realizadas no mercado à vista - ou mercado spot, como também é conhecido.

Não é considerada uma taxa de valor fixo, pois depende completamente do tipo de negociação a ser realizada. No mercado á vista, é mais comum que aconteçam operações de compra e venda de ações, commodities em estoque e moedas estrangeiras.

Isso significa dizer que, ao comprar ou vender dólares, por exemplo, a liquidação da operação acontece no momento em que ambas as partes finalizam o acordo. Ou seja, quem comprou a moeda já a recebe na mesma hora, enquanto quem vendeu também recebe o pagamento no ato da troca.

O valor da taxa spot envolvida na negociação fica a critério das partes envolvidas, a depender do produto que está sendo negociado.

A Taxa Spot é um recurso exclusivo do mercado á vista?

Sim! Esse tipo de taxa só pode se cobrada em operações com liquidação imediata, portanto, não se aplica a negociações de mercado futuro, por exemplo.

Por falar nisso, você sabe a diferença entre mercado á vista e mercado futuro - ou mercado a termo, como também é conhecido?

Conforme nós dissemos anteriormente, a primeira opção corresponde a uma operação concretizada no ato da compra e venda; no momento em que uma das partes recebe o produto, enquanto a outra recebe a quantia cobrada por ele.

Já no mercado futuro, a negociação pode acontecer na data presente, mas a liquidação da operação só acontece numa data futura previamente estabelecida. Todas as condições são acordadas entre comprador e vendedor, mas ambos só irão receber as partes que lhe cabem mais pra frente.

Pelo fato da taxa spot estar vinculada a operações de curto prazo, onde o pagamento é feito à vista e a "mercadoria" está disponível para pronta-entrega, não é um recurso que pode ser aplicado sobre a valor dos produtos negociados a termo.

Como a Taxa Spot é calculada?

A taxa spot é calculada com base no tipo de produto a ser negociado em conjunto com os riscos que aquela operação proporciona ao vendedor daquela "mercadoria", como o risco de crédito do investidor, por exemplo. 

Vamos simular uma situação para que você possa compreender melhor: imagine que você está comprando ações no mercado á vista, e que tais títulos estão vinculados a um tipo de taxa utilizada em títulos do governo.

Essa primeira taxa pela qual a ação está baseada, certamente apresentará uma curva de juros específica - ou ETTJ, como também pode ser chamada. Essa curva de juros fica disponível ao investidor através de instituições financeiras, gestoras de fundos, departamentos econômicos e assim por diante.

A partir dessa informações, a taxa spot é calculada com uma simples tabela naquele esquema de linha vertical "x" e linha horizontal "y", sabe? As informações sobre prazo de validade da ação e percentual de taxa de juros são confrontadas, e um valor de taxa spot é encontrado a partir da curva de juros desenhada nessa tabela.

Pode parecer confuso, mas é um tipo de cálculo bem simples. De qualquer forma, as partes envolvidas na negociação poderão contar com o auxilio de pessoas e empresas especialistas no assunto, para definirem de maneira mais assertiva qual será a taxa spot de determinada operação.

Termo do dia

Fundo Long & Short

O que são fundos Long & Short? Fundos Long and Short são fundos de investimento multimercado que executam operações com a compra e venda de dois…