Última modificação em 15 de janeiro de 2021

O que é ETTJ?

ETTJ é a sigla para Estrutura Temporal da Taxa de Juros. Portanto, é uma forma de representar graficamente a evolução de taxas de juros pagas sobre investimentos em renda fixa no Brasil.

Por meio da observação da ETTJ temos acesso a qual a taxa de juros se espera de investimentos em renda fixa de acordo com a sua maturidade.

Se isso ainda não lhe parece muito claro, vamos explicar melhor:

Quando uma pessoa faz um investimento, o que ela faz é abrir mão de seu capital por um tempo X e espera receber o capital investido mais o juros correspondente ao tempo que seu dinheiro ficou aplicado.

Em geral, espera-se receber mais juros conforme maior for a maturidade do investimento. Ou seja, o retorno esperado é maior conforme é maior o tempo cujo capital está aplicado.

Tendo isso em vista, o que a Estrutura faz é representar a variação das taxas de juros esperadas ao longo do tempo para títulos de renda fixa. Ela representa sob qual taxa de juros um investidor está disposto a emprestar dinheiro para o Estado em um prazo de X dias.

Como é o gráfico da ETTJ?

A maioria dos gráficos que representam a curva da ETTJ são ascendentes, embora não representem um crescimento retilíneo.

Isso porque a lógica dos investimentos nos faz pensar que quanto mais tempo o capital ficar aplicado, maior será a taxa de juros que irá incidir sobre ele.

De fato esse é um raciocínio que faz todo sentido e, como foi dito, o comportamento mais comum de uma curva de Estrutura é de crescimento ao longo do tempo. No entanto, pode acontecer de uma curva ETTJ demonstrar para o investidor o contrário: taxas de juros mais altas para investimentos com prazo de vencimento mais curto.

Mais Retorno, o que isso significa?

Esse tipo de comportamento da curva de Estrutura pode significar várias coisas diferentes. Um dos possíveis significados é a percepção do mercado de que há algum problema na economia que só pode ser solucionado no longo prazo.

Quando há essa percepção, a tendência do mercado é de aumentar os juros para investimentos de curto prazo. Isso se reflete em uma curva de ETTJ descendente.

Novamente, esse não é o comportamento esperado da ETTJ, mas pode acontecer. Por isso é importante saber ler seu gráfico e interpretá-lo à luz do funcionamento atual da economia do país.

O mais importante em relação à ETTJ é compreender que ela é uma curva dinâmica, isto é, que ela muda ao longo do tempo.

A expectativa para a taxa de juros da renda fixa hoje pode não ser a mesma de amanhã. Isso porque a Estrutura tem como escopo de representação as transformações sociopolíticas e econômicas que alteram a percepção do mercado sobre o valor de um título.

Qual é a importância da ETTJ?

A ETTJ, por representar a evolução das taxas de juros aplicadas a títulos de renda fixa segundo sua maturidade, é muito importante para o investidor da renda fixa por diversos motivos.

Primeiramente, a ETTJ mostra qual o comportamento das pessoas frente ao risco, pois é esse comportamento que irá alterar as expectativas que irão refletir nas taxas de juros.

Uma outra característica importante é que o investidor pode, ao observar uma curva da ETTJ, fazer previsões em relação ao retorno de seus investimentos. Isso é possível pelo fato de as expectativas de taxas de juros no longo prazo serem o resultado da média das mesmas no curto prazo, acrescidas da correção pelo risco.

Em suma, compreender como funciona uma curva de ETTJ é fundamental para investidores da renda fixa.

Termo do dia

INCC – Índice Nacional de Custos de Construção

O que é o INCC – Índice Nacional de Custos de Construção? Índice Nacional de Custos de Construção, mais conhecido pela sigla INCC, é o nome…