Última modificação em 21 de maio de 2021

O que é Strangle Put?

O Strangle Put é uma das estratégias de operações de curto prazo que podem ser aplicadas no mercado financeiro. Neste caso, ela é orientada para o mercado de opções.

Hoje, nós vamos conhecer um pouco mais sobre essa estratégia, assim como as vantagens e os riscos que são oferecidas ao seu investidor. Antes, caso esse não seja um mercado que você esteja habituado, vamos entender o contexto da Strangle Put.

O que é o mercado de opções?

O mercado de opções é um formato de investimento derivativo. Esse é o tipo de produto oferecido no mercado financeiro em que a sua rentabilidade e o seu resultado financeiro dependem de um ativo-objeto.

Esse mercado oferece duas vantagens principais ao investidor. O primeiro é investir em um produto (como ações, índices ou até mesmo Commodities) sem precisar comprá-los de maneira oficial. Esse cenário acaba tornando a operação mais barata e, além disso, permite o processo de alavancagem (cenário em que o investidor usa mais dinheiro do que possui em conta).

Além disso, os resultados podem ser verificados em um horizonte temporal mais curtos, razão pela qual são especialmente utilizados pelos traders. Em resumo, existem duas operações principais:

Como funciona a Strangle Put?

Uma vez entendido o mercado de opções, ficará bem mais fácil compreender a lógica da Strangle Put. Essa técnica é derivada da Strangle Call, que consiste na compra de uma opção de compra (Call) e na compra de uma opção de venda (Put).

Já no caso da Strangle Put, o que muda é que ao invés de comprar opções, você irá vendê-las. Ou seja, você vai, simultaneamente, vender uma opção de compra (Call) e vender uma opção de venda (Put).

Ao estruturar essa posição, você perceberá que as operações se tornarão lucrativas caso não sejam rompidas. Isto é, o cenário é favorável para um momento em que exista expectativa de uma estabilidade dos preços.

Portanto, se a ação do ativo-objeto se mantiver, ao longo de determinado período, entre os preços da Call e da Put, o investidor terá um lucro conquistado. Caso esse preço seja rompido (tanto para cima, como para baixo), então há prejuízo.

Quais são as vantagens da Strangle Put?

Existem duas vantagens que são muito atrativas para o investidor que opta por aplicar o Strangle Put. O primeiro, como vimos, está na possibilidade de explorar um mercado estabilizado. Ou seja, que não tem uma perspectiva de muita variação nos preços.

Para a maioria dos investidores, esse é um momento em que fica difícil ganhar dinheiro pela falta de movimentação do mercado. Já para quem usa do Strangle Put, não será um problema.

Além disso, também temos uma oportunidade de reduzir os riscos de um mercado altamente volátil, como verificamos com as opções.

Quais são as desvantagens da Strangle Put?

Se esses aspectos são positivos, há um grande problema para a prática do Strangle Put: não há limite para prejuízos. Sendo assim, é essencial ter um plano muito bem direcionado sobre eventuais perdas, definindo previamente um stop loss.

Como consequência desse processo, há também uma limitação nos ganhos, afinal, eles não podem ultrapassar os preços definidos com as suas posições. Essa lógica não é tão favorável ao investidor, exigindo cuidado na hora de aplicar a técnica.

Termo do dia

Oferta 476

A Oferta 476 é o conjunto de diretrizes ditadas pela CVM no que se refere ao acesso para o mercado de capitais. Confira mais detalhes sobre ela…