Última modificação em 26 de janeiro de 2021

O que são Special Situations?

Special Situations, no contexto financeiro, são as situações especiais (como a própria tradução para o Português já sugere) em que um investimento vale muito a pena e o fundo — ou o investidor individual — não pode deixar passar dado o potencial de lucro que o ativo pode gerar no futuro.

Geralmente, esse tipo de investimento é de alto risco. Não existe milagre no contexto do mercado financeiro: risco e retorno caminham juntos, de modo que cabe ao investidor compreender quando vale a pena ou não assumir a volatilidade de um ativo pensando no retorno oferecido.

Também por característica, para existir uma Special Situation, é mais comum que os ativos envolvidos possuam menor liquidez. Isto é, sejam menos utilizados pela maioria dos investidores. Isso acontece porque, em muitas vezes, a distorção de preço vem justamente da baixa quantidade de informação. É mais difícil encontrar esse tipo de atuação em ativos com muita visibilidade, como ações de grandes companhias.

Como funcionam as Special Situations?

O funcionamento de uma Special Situation não é, nem de longe, complexo de entender. O objetivo da estratégia está em identificar um ativo que esteja desvalorizado e que possua algum tipo de fator que possa justificar uma correção. Em outras palavras, espera-se uma forte valorização no curto, no médio ou até no longo prazo.

O que realmente dificulta a aplicação de uma Special Situation é a análise dos ativos. Não é fácil, afinal, identificar esse tipo de situação, pois os critérios de análise se diferenciam um pouco do que é tradicionalmente usado em uma análise fundamentalista. E fosse tão simples assim encontrar essas oportunidades, elas provavelmente sequer existiriam na medida em que boa parte dos investidores a aproveitariam.

Aqui, é importante encontrar critérios subjetivos, que não sejam perceptíveis em números frios e possam destravar o valor do investimento. É o caso, por exemplo, de uma companhia que esteja passando por uma troca no time de gestão, compondo uma nova equipe mais qualificada e comprometida com seus desafios.

Neste caso, como os efeitos da nova gestão ainda não apareceram na prática, os números da companhia provavelmente não vão refletir a mudança. No entanto, o investidor que identifica a oportunidade tem uma Special Situation: pode investir em uma companhia mal precificada pelo mercado, sabendo que os efeitos da nova administração podem valorizar fortemente as ações da empresa.

O que leva às Special Situations?

Existem alguns fatores que podem fazer com que o investidor identifique Special Situations para os seus investimentos. Eles podem ser tanto positivos, valorizando o ativo, como também negativos, fazendo com que ele se desvalorize. Estar atento a essas oportunidades é crucial para quem busca esse tipo de operação financeira.

Abaixo, listamos alguns deles para que você possa criar maior intimidade com essa estratégia:

Termo do dia

UFIR

O que é UFIR? A UFIR (Unidade Fiscal de Referência) foi criada após os fracassos dos planos do Governo Collor. Ela é um indexador de compensação inflacionária para…