Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

SOMA FIX

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/08/2021 às 20:57 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é SOMA FIX?

SOMA FIX é o nome do sistema que auxilia e permite o funcionamento do balcão organizado. O balcão organizado - ou mercado balcão, como também é conhecido - é um ambiente onde investidores podem negociar títulos e valores mobiliários. 

Quando falamos em títulos, papéis, compra ou venda de ações ou qualquer tipo de negociação financeira, automaticamente nos lembramos da Bolsa de Valores, não é? A Bolsa é um ambiente intermediador, mas não é o mesmo ambiente pelo qual as negociações de balcão organizado acontecem.

O balcão organizado acontece através das instituições financeiras, tais como bancos, corretoras e outras. Portanto, a principal característica desse mercado é justamente a negociação de títulos e valores mobiliários que não fazem parte da Bolsa de Valores.

As negociações do mercado balcão acontecem através do sistema SOMA FIX. Esse sistema permite a integração de todas as instituições financeiras e a intermediação das operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.

Portanto, se o investidor deseja vender um título através do banco X, o SOMA FIX permitirá que algum comprador para esse papel venha a partir de outro banco, seja ele Y ou Z. É o sistema que permite a organização do mercado balcão.

Vale esclarecer que as negociações de títulos e valores mobiliários podem acontecer entre as próprias instituições financeiras, ou seja, entre um banco e outro, por exemplo. Tanto os clientes quanto as próprias instituições são livres para operar no mercado balcão.

O sistema SOMA FIX foi disponibilizado pela Bolsa de Valores, mas apenas as instituições financeiras que lidam com negociações de mercado balcão possuem acesso. Este sistema funciona de modo similar o Bovespa FIX, você o conhece?

Qual é a diferença entre SOMA FIX e Bovespa FIX?

O Bovespa FIX permite a integração entre usuários da Bolsa de Valores. Portanto, ambos os sistemas atuam de maneira muito parecida, com exceção do ambiente e os tipos de negociações realizadas.

O Bovespa FIX foi desenvolvido em 2001. A partir daí, tornou-se uma das melhores alternativas para quem busca negociar títulos privados: ao contrário do Tesouro Direito, esse sistema só funciona com títulos de empresariais - debêntures, notas promissórias, certificado de investimento imobiliário e cotas de fundos de investimento em direito creditório.

Além disso, esse sistema tem a custódia e liquidação dos papéis realizada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

O SOMA FIX, por sua vez, é um sistema que permite qualquer tipo de negociação desde que aconteça a partir das instituições financeiras. Isso quer dizer que os investidores podem comprar ou vender títulos públicos e, também, títulos privados.

O SOMA FIX auxilia na negociações de balcões não organizados?

Todas as negociações que acontecem fora da Bolsa de Valores e das instituições financeiras são consideradas parte de um balcão não organizado, onde empresários e investidores tratam diretamente uns com os outros sem o auxilio de qualquer sistema ou entidade.

De acordo com a ICVM Nº 461 publicada em 2007: 

Art. 4º Considera-se realizada em mercado de balcão não organizado a negociação de valores mobiliários em que intervém, como intermediário, integrante do sistema de distribuição de que tratam os incisos I, II e III do art. 15 da Lei nº 6.385, de 1976, sem que o negócio seja realizado ou registrado em mercado organizado que atenda à definição do art. 3º.

Portanto, as negociações no balcão não organizado não contam com o auxílio de um banco, corretora, financeira, do sistema SOMA FIX, da Bolsa de Valores e muito menos da CVM. É comum que as partes usufruam de acordos jurídicos como garantia de negociação.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados