Sociedade da informação
O que é sociedade da informação?
A sociedade da informação ou capitalismo informacional é uma era que se iniciou nos anos 80 e é marcada por algumas características, que se resumem aos avanços tecnológicos e à economia do conhecimento. O termo foi propagado, na sua maior parte, pelo sociólogo Manuel Castells.
Para ele, em um fase posterior à sociedade pós-industrial, as tecnologias de informação têm se tornado o elemento central das atividades humanas. Com elas, as pessoas criam, disseminam mais conhecimento e se desenvolvem, de forma retroalimentada.
Quais as características da sociedade da informação?
Para aprofundar seu pensamento, Castells escreveu sobre a “Era da Informação” em uma sequência de três livros. Conheça alguns dos atributos que permitem identificar essa era:
Informação como matéria-prima
Até então, as informações serviam para que a sociedade dominasse a tecnologia, como um meio. Mas na sociedade da informação, é a tecnologia que virou um meio para que o conhecimento chegue até o ser humano.
Um exemplo disso é a utilização de ebooks estrangeiros com traduções, em vez de livros físicos. A tecnologia dos infoprodutos possibilita o acesso a vários conteúdos, sem ter que imprimir versões em vários idiomas, por exemplo.
Tecnologias de alta penetrabilidade
Uma vez que a informação se adentra em vários campos — nas atividades individuais ou coletivas — a tecnologia também os afeta.
Predomínio da lógica das redes
É a existência de uma rede complexa, imprevisível e dinâmica. Ela estimula ideias criativas que podem ser modeladas e simuladas, dando vazão a sonhos e projetos incríveis.
Flexibilidade
A flexibilidade torna os processos reversíveis, que podem ser reorganizados e reconfigurados graças à tecnologia. Essa característica, portanto, auxilia a aprendizagem.
Convergência de tecnologias
Trata-se da interligação de áreas, como microeletrônica, biologia e telecomunicações. Como resultado da alta penetrabilidade, essas ciências vão agindo em sinergia e podem produzir soluções cada vez mais úteis e propícias para as atividades humanas.
Que preocupações são geradas com o advento da sociedade da informação?
Para cada benefício que veio com essa era, também aparece um desafio associado. Veja alguns deles.
Acesso à informação
Mesmo que os computadores e os smartphones tenham reduzido bastante de preço, a desigualdade de acesso às informações, sobretudo pelo nível de renda, ainda existe. Assim, em países com baixos níveis de renda per capita, há altas taxas de analfabetismo e o acesso à tecnologia da informação moderna ou convencional é diminuído.
Automação
Outra questão preocupante é o ‘desaparecimento’ de algumas profissões, especialmente pelos avanços tecnológicos e informacionais. O que tem sido feito em alguns lugares é a requalificação e a transição de carreira dos trabalhadores.
Se voltando um pouco para o mercado financeiro, e se fossem programados bots para recomendações de investimentos? Talvez alguns analistas deixariam de trabalhar com isso. Mas eles poderiam se reinventar, testando novas ferramentas para as recomendações, por exemplo.
Propriedade intelectual
Em meio à tanta informação, será que os autores pelos conteúdos têm a sua autoria respeitada? E quando alguém toma o conteúdo de outra pessoa para obter vantagens financeiras? Situações como essas são comuns na sociedade da informação e demanda vigilância.
No campo do Direito, a propriedade intelectual tem sido vista como uma tendência bem quente. Acredita-se que, em um futuro não tão distante, a maioria dos conteúdos originais poderão ser monetizados. É como dizem “os dados são o novo petróleo”.
Privacidade
Na sociedade da informação, inclusive pela lógica das redes, os próprios indivíduos se tornaram fonte de informação. Quando você aceita o rastreamento de cookies no seu computador, por exemplo, é isso o que acontece, uma empresa estuda o seu comportamento. Para isso, já temos alguns avanços, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).