Última modificação em 14 de maio de 2019

O que é o skin in the game?

Skin in the game é uma expressão da língua inglesa usada para designar um processo no qual, sendo uma pessoa administradora de uma companhia (ou tendo qualquer cargo de alto escalão), a mesma investe o próprio capital no negócio, demonstrando o grau de confiança que possui no desempenho da companhia.

No Brasil, usamos a expressão “dar a cara a tapa” para expressar situações em que uma pessoa deve assumir os riscos e se colocar como líder em condições incertas.

Em partes, ter “skin in the game” se trata de dar a cara a tapa: não apenas gerenciar uma empresa ou realizar recomendações (como é o caso dos gestores dos fundos de investimento), mas também se envolver a ponto de arriscar o próprio capital em possíveis crises e erros de estratégia.

Como um termo cunhado por um superinvestidor, o estadunidense Warren Buffet, o skin in the game se tornou uma medida de segurança para outros investidores, que avaliam o grau de confiança de uma empresa ou fundo de acordo com o envolvimento financeiro de seus gestores no próprio negócio.

Por que o skin in the game é relevante?

A lógica aplicada ao skin in the game, ou seja, se atentar ao comportamento do dinheiro daqueles que se dedicam a administrar o seu, é comum a todas as áreas da vida comum.

Isso mesmo! Para provar, responda rápido:

Em nenhuma das três situações há qualquer prova de que o bem ofertado por qualquer uma das três pessoas não seja de qualidade. Ainda assim julgamos suspeito que alguém que confie no próprio trabalho a ponto de nos ofertar não se opte por desfrutar dele quando tem a chance.

Afinal, se esse é mesmo o melhor avião, restaurante ou serviço da região (como todo bom marketing gosta de frisar), por que optar por outro?

No mercado financeiro, uma lógica semelhante seria: se essa companhia/investimento é mesmo tão rentável e promissor, porque o administrador não investe nele assim que pode (mas não se importa de tentar convencê-lo a fazer isso)?

O skin in the game se torna, portanto, mais do que uma denominação para um comportamento de gestores, um ponto a ser analisado nas aplicações

De modo geral, quanto mais envolvidos financeiramente os administradores estão, mais confiantes em suas promessas os investidores se tornam.

Termo do dia

Regime de Metas de Inflação

O que é o regime de metas de inflação? Instrumento de política monetária, o regime de metas de inflação foi implementado no Brasil em 21 de…