Última modificação em 25 de março de 2021

Quem foi Sho-Chieh Tsiang?

Sho-Chieh Tsiang foi um grande economista, atuando em diversas áreas relevantes do segmento e contribuindo com a evolução do sistema econômico com suas ideias e teorias.

Pelo nome, você provavelmente já deve imaginar que ele é chinês, certo? E acertou: nasceu em Shanghai, no ano de 1918. No entanto, passou uma parte significativa da sua vida nos Estados Unidos, onde veio inclusive a falecer em 1993.

Hoje, vamos apresentar um pouco sobre a vida e obra desse importante economista, assim como lembrar algumas das suas experiências e contribuições para o universo econômico.

Qual foi a formação de Sho-Chieh Tsiang?

Nascido na China, Sho-Chieh Tsiang se formou em Economia e logo demonstrou interesse pela área na qual viria a se destacar ao longo da sua carreira.

Sua primeira formação ocorreu ainda seu continente de origem, mas em um país vizinho. Ele estudou na Keio University, uma tradicional universidade do Japão. Lá, ele concluiu o Bacharel em Economia, tornando-se apto a começar a trabalhar no Mercado Financeiro.

Além disso, Sho-Chieh Tsiang estudou Economia também em outra universidade relevante: a London School of Economics, responsável pela produção de diversas personalidades de áreas diferentes. Além da Economia, os campos de História, Filosofia, Psicologia, Política e Literatura são muito fortes nesse ambiente de pesquisa universitário.

A vida acadêmica de Sho-Chieh Tsiang, aliás, não parou em suas formações iniciais. Ele ainda concluiu o certificado de Doutor em Filosofia em Economia e Ciências Econômicas.

Como foi a carreira de Sho-Chieh Tsiang?

Após concluir sua formação acadêmica, Sho-Chieh Tsiang iniciou seus trabalhos no Mercado Financeiro no Banco Central da China, em 1945. Logo iniciou também sua participação no ambiente acadêmico como professor, na Universidade Nacional de Pequim.

No ano de 1949, ele se mudou para os Estados Unidos, onde viveu a maior parte da vida a partir de então, embora tenha uma passagem por Taiwan depois disso. Em continente norte-americano, ele seguiu aplicando seus conhecimentos econômicos e dando aulas e palestras em universidades globais.

Entre os cargos mais importantes que ocupou, podemos mencionar que foi economia do Fundo Monetário Internacional (FMI), uma entidade criada após a Segunda Guerra Mundial cuja principal função é garantir a estabilidade econômica global. Também teve participação nas Nações Unidas.

Quais foram as principais contribuições?

Do ponto de vista do legado, Sho-Chieh Tsiang também trouxe importantes contribuições para a sociedade contemporânea.

A principal delas foi a tese da demanda por moeda que, entre outros detalhes, defende a necessidade da população de priorizar a liquidez (isto é, manter o dinheiro em espécie ou em depósitos em conta) em detrimento ao rendimento de juros dos ativos via investimentos. A necessidade de curto prazo, segundo ele, fala mais alto em termos de prioridade.

Outra abordagem interessante foi feita em relação às taxas de juros. Sho-Chieh Tsiang defendia que as taxas de juros de longo prazo são menos flexíveis do que as taxas de juros praticadas no curto prazo. Embora seja normal pensar assim atualmente, dado o aumento da incerteza em prazo futuro, não havia essa clareza quando a ideia foi levantada.

Ainda trouxe algumas outras teorias interessantes e relevantes, como a abordagem da especulação cambial, sobre o balanço de pagamentos e também acerca da estabilidade econômica.

Sho-Chieh Tsiang e a política

Como sabemos, fatores econômicos e políticos estão, na maioria das vezes, ligados de alguma forma. E Sho-Chieh Tsiang também teve grande influência política ao longo da sua carreira, em especial no seu país de nascimento, a China.

Ele, afinal, defendeu a criação de um ambiente econômico em que as empresas chinesas tivessem condições de crescer e competir mundialmente. A contribuição no crescimento da China, portanto, foi direta.

Em Taiwan, outro país em que atuou fortemente como consultor, Sho-Chieh Tsiang também modelou um projeto de crescimento econômico que foi aplicado com sucesso.

Termo do dia

Cheque Especial

O que é o cheque especial? Como funciona? Cheque especial é uma modalidade de crédito fornecido pelas instituições financeiras, muito populares pelo seu caráter pré-aprovado. Isto…