Última modificação em 24 de março de 2021

Quem é Rodrigo Magela?

Rodrigo Magela da Cunha Pereira, mais conhecido como Rodrigo Magela, é Chief Investment Officer na Itaverá Investimentos, uma boutique brasileira de investimentos em ações. A empresa também tem atuação nos setores de varejo, educação, energia, entre outros. Ele ocupa a posição de CIO desde 2014. 

Além disso, Magela foi um dos fundadores da Oceana Investimentos, em meados de 2008, uma gestora de fundos de investimentos de risco reduzido, focada no estudo intensivo de empresas de capital aberto no Brasil.

Rodrigo possui um know-how no setor de investimentos bastante amplo, bem como de mercados de capitais, uma vez que já participou de grandes negócios. Ele também já foi membro de conselhos de várias empresas no mercado financeiro, como os da Cremer S. A, Lojas Renner, Banco Pactual SA, entre outras gigantes.


Qual a trajetória profissional de Rodrigo Magela?

Rodrigo Magela nasceu no Rio de Janeiro e obteve Bacharelado em Administração de Negócios  e Economia pela Wichita State University, nos Estados Unidos, entre os anos de 1993 e 1997. Ainda neste período, Rodrigo começou sua carreira como analista de renda variável no Banco Pactual, um banco de investimentos tradicionalíssimo no Brasil. Ele exerceu a posição até 2004.

Em 2004, Rodrigo Magela deixou o Pactual para tornar-se membro do Comitê de Gestão de Investimentos da ARX Capital Management. Essa instituição é uma gestora de recursos financeiros em atuação no mercado desde 2001 e com, aproximadamente R$ 26,2 bilhões sob gestão.

Depois de 4 anos, Rodrigo Magela fundou a Oceana Investimentos, passando a gerir fundos de mercado.

Em 2011, Magela concluiu sua extensão em Análise Financeira Estratégica para Avaliação de Negócios na Harvard Business School, em Massachusetts, nos Estados Unidos — uma das instituições de ensino mais tradicionais e renomadas do mundo. 

Após sua saída da Oceana Investimentos, em 2013, Rodrigo atuou como membro efetivo dos Conselhos Fiscais de diversas empresas. Com isso, ele expandiu seu conhecimento e experiência no setor financeiro, de maneira geral.

Em 2014, iniciou a sua trajetória como Chief Investments Officer e gestor de fundos na Itaverá Investimentos, boutique de investimentos focada em gestão de fundos de ações. Assim, ele passou a se dedicar à gestão de renda variável


Quais as contribuições de Rodrigo Magela para o empreendedorismo?

Dado o seu extenso conhecimento no setor financeiro, Rodrigo Magela contribuiu com diversas empresas, em setores variados no mercado financeiro brasileiro. Não somente isto, mas Magela serve de inspiração para todos aqueles que pretendem se tornar investidores, empreendedores ou simplesmente trabalhar no mercado financeiro. 

Rodrigo também se destaca por ter atuado em segmentos diversos. O executivo trabalhou com estratégias variadas de investimento, como Renda Fixa, Macro, Crédito Privado, Equity Hedge, dentre outros, principalmente nos seus anos atuando pela ARX Capital Management.

Pela Itaverá Investimentos, boutique de investimentos focada em gestão de fundos de ações, Rodrigo Magela contribui com os investimentos de alto risco, como Fundos Long Biased.

Diferente de suas outras experiências, a Itaverá é focada em apenas uma estratégia de investimentos, o que demonstra a clara versatilidade de Magela.

A estratégia adotada é de olhar para o futuro e ver operações potenciais, tipicamente de mesmo emissor, como unificações de classe de ação e reestruturações societárias dentro de um mesmo grupo, antes de outros competidores —  value investing

Ao longo da sua carreira, Rodrigo Magela acumulou prêmios por sua excelência. Vale destacar a participação da Itaverá Investimentos no prêmio “Top 10 Fundos Long Biased - Relação Risco Retorno” dos anos de 2019 e 2020, pelo jornal Valor Econômico. Ressalta-se que os fundos Long Biased são, justamente, da área de atuação de Rodrigo Magela dentro da boutique de investimentos.

Termo do dia

Ciclo de Vida do Produto (CVP)

O que é o Ciclo de Vida do Produto? Qualquer produto lançado no mercado está sujeito a 4 estágios: Introdução: poucas pessoas compram; Crescimento: mais pessoas…