Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Rodada de investimento

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/12/2020 às 20:29 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma rodada de investimento?

A rodada de investimento é um processo muito comum em startups, visando a captação de novos recursos para crescer o negócio e potencializar a sua capacidade de gerar resultados.

A verdade é que contar com investidores é vital para o sucesso de uma boa ideia. Novos negócios surgem todos os dias. Convertê-los em negócios lucrativos, contudo, é uma etapa mais desafiadora. E é neste ponto que a injeção de capital de terceiros pode contribuir com a aceleração do processo.

Para a captação desses recursos, as startups utilizam-se do que se chama de rodada de investimento. Isto é, uma forma de buscar investidores para manter a proposta ativa ou mesmo produzir bons resultados no curto prazo (algo que demoraria muito mais sem esse aporte financeiro).

Como funciona uma rodada de investimento?

O funcionamento de uma rodada de investimento é relativamente simples. Em primeiro lugar, a startup deve identificar a necessidade de capital — seja para quitar dívidas, quando elas aumentam acima da capacidade de caixa do negócio em um determinado momento, seja para acelerar seu crescimento.

O ponto aqui é que nenhum investidor vai aportar seu capital sem enxergar uma boa oportunidade na empresa. Especialmente no contexto de startups, onde há um alto risco que deve ser assumido. É preciso, portanto, convencê-lo de que esse risco vale a pena dado o potencial de crescimento, algo que costuma ser feito logo na primeira rodada.

Neste momento inicial, o principal objetivo dos empreendedores é vender uma ideia. Como o negócio ainda está começando, não há tanto resultado a mostrar, mas sim o potencial de crescimento que pode ser alcançado pela companhia no longo prazo. Com base nisso, os investidores podem enxergar a atratividade e investir.

Contudo, esse primeiro aporte nem sempre será suficiente. Desta forma, pode surgir a necessidade de promover novas rodadas de investimentos visando o recebimento de aportes de capital complementar.

É ruim precisar de novas rodadas de investimentos?

É possível que o fato de uma startup solicitar uma nova rodada de investimento gere uma sensação negativa, como se ela não estivesse dando conta de andar com suas próprias pernas — o que nem sempre é verdade.

O fato é que é bem comum e até natural que as novas empresas busquem esse tipo de recurso visando acelerar o seu crescimento. Isso pode acontecer justamente porque a evolução do negócio está em ritmo acima do planejado inicialmente, o que é ótimo.

Além disso, as novas rodadas também representam que cada vez mais investidores estão se unindo ao projeto. Assim, a empresa fica mais fortalecida do ponto de vista financeiro e pode seguir com o seu processo de evolução, sem entraves por falta de capital para os seus novos investimentos.

Rodada de investimento ou série de investimento?

O processo de rodada de investimento também pode ser classificado como série. A lógica é simples e segue, quando aplicada, a ordem alfabética. Veja um exemplo:

  • Primeira rodada = Série A;
  • Segunda rodada = Série B;
  • Terceira rodada = Série C.

Ou seja, "rodada de investimento" e "série de investimento" representam o mesmo tipo de processo: a captação de recursos por uma startup. São apenas nomenclaturas diferentes.

Qual é a vantagem de uma rodada de investimento?

A principal vantagem da rodada de investimento é que ela potencializa os investimentos recebidos. Os seus investidores, afinal, não realizam um empréstimo: eles se tornam sócios. Além de injeção financeira, portanto, agregam também com conhecimento e experiências anteriores.

Outro benefício dessa prática é que o levantamento de capital é mais barato. Não existem taxas como seria ao pedir o dinheiro para instituições financeiras. Por fim, caso sejam necessárias novas rodadas, os próprios investidores podem recomendar novos parceiros para o projeto.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados