Reserva de oportunidade

Última modificação em 05 de Agosto de 2021 às 03:32

O que é reserva de oportunidade?

Reserva de oportunidade é um valor guardado pelo indivíduo para ser utilizado ao surgirem boas oportunidades de investimento.

Quando a situação financeira de alguém se encontra estável, com uma reserva confortável para imprevistos, é hora de pensar em investir.

Não é todo dia, porém, que encontramos um bom motivo para desembolsar em alguma ação ou negócio. 

Nesse caso, é hora de construir uma reserva de oportunidade, ou seja, guardar parte do valor que temos — além da reserva de emergência — para poder aproveitar boas marés de investimento, seja na bolsa de valores ou fazendo negócios.

Onde deixar a reserva de oportunidade?

Se a ideia é surfar as boas ondas, o capital da reserva de oportunidade precisa estar altamente líquido, ou seja, em poupança ou investimentos de fácil retirada. Além disso, trata-se de um valor que não desejamos arriscar a princípio, portanto, não precisa ser um grande montante.

Como sabemos, no tripé liquidez-segurança-rentabilidade, se queremos um investimento mais líquido e seguro, abriremos mão do retorno que ele trará. Logo, procuraremos investimentos de renda fixa e de alta liquidez. Uma possibilidade são os títulos públicos.

Reserva de oportunidade vs Inflação

Uma nota deve ser feita aqui: a reserva de oportunidade existe para que se aproveitem oportunidades no mercado, porém como proceder em um cenário de alta inflação?

Lembrando: a inflação é, em suma, a desvalorização do dinheiro. Em um cenário de alta dos preços e queda do poder de compra, a inflação pode ficar acima da média dos investimentos de renda fixa.

Na prática, isso significa que reservar dinheiro para investir deixa de ser vantajoso, uma vez que o dinheiro guardado perderá seu valor. Nesse caso, é importante rever a estratégia de investimentos. Pode valer mais a pena pensar no médio a longo prazo.

Qual a diferença entre reserva de oportunidade e reserva de emergência?

O conceito de reserva de emergência aparece como a primeira barreira de defesa de capital pessoal, enquanto a reserva de oportunidade está um passo adiante e é recomendada para quem já tem um valor emergencial correspondente a 6 meses de custo pessoal pagos.

Enquanto o dinheiro de urgência precisa ter liquidez imediata (poupança, conta corrente), o capital para investimentos não precisa estar à mão — desde que possa ser sacado com facilidade ou esteja investido em ativos fáceis de vender.

Quando utilizar a reserva de oportunidade?

O uso da reserva de oportunidade é uma escolha da pessoa que está poupando e deve estar alinhada com seus objetivos de vida.

Algumas oportunidades, porém, são mais evidentes e podem possibilitar maiores retornos. Citamos alguns exemplos:

Para todos os casos, consulte seu assessor de confiança antes de tomar qualquer decisão.
Qual o valor adequado, em média, para a reserva de oportunidade?
Não há um consenso sobre o valor adequado para a reserva de oportunidade. 

Esse valor pode variar muito de pessoa para pessoa, conforme planejamentos de vida e objetivos financeiros.

Uma dica é definir um objetivo para o capital de oportunidade. Você quer investir na Magalu ou em uma franquia? Comprar um terreno ou abrir sua loja de carros importados? 

A partir disso, vale dedicar um valor mensal para aumentar esse capital e “pagá-lo” antes de fazer qualquer aquisição extra desejada. Tendo em mente o objetivo e o capital necessário, é hora de administrar. 

Por fim, observe mensalmente se o seu valor acumulado para a reserva de oportunidade está rendendo de forma satisfatória e se será possível alcançar a meta com o valor que você está guardando mensalmente, ajustando se necessário.

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo