Receita Operacional

Última modificação em 01 de Fevereiro de 2021 às 06:34

O que é receita operacional?

A receita operacional é a demonstração de todos os recursos gerados por uma empresa na sua atividade-fim. Em outras palavras, significa o montante que é recebido pela prestação de serviços ou pela venda de produtos. Em uma demonstração de resultados, são exibidas as receitas operacionais brutas — que vêm antes dos impostos — e as líquidas, que considera os impostos incidentes sobre as vendas.

É um indicador bastante importante para entender se o negócio como um todo está crescendo ou não, uma vez que ela mostra o quanto a empresa consegue gerar, de fato, com a sua operação. Uma receita operacional, aliás, é diferente das receitas financeiras, que não são geradas pelas operações, mas sim por descontos, juros, resultados de operações financeiras ou dividendos.

É importante frisar que os impostos abatidos para que a receita operacional seja obtida são apenas os tributos incidentes sobre as vendas.  Os demais, como IPTU, são considerados fixos e não dependem de nenhuma operação da empresa. Sendo assim, não entram no cálculo.

Como a receita operacional funciona?

A receita operacional é o que, de fato, a empresa consegue obter com a sua operação. De forma mais simples, ela é o rendimento do próprio negócio. Sendo assim, a receita total de um negócio pode aumentar e fazer com que o seu lucro suba, mas sem que a operacional tenha crescido junto.

Se, nesse exemplo, olharmos para a receita total, podemos ter a impressão de que a empresa está expandindo seus negócios e, consequentemente, crescendo. Como a receita operacional está estagnada, porém, esse não é o caso. Isso significa somente que a empresa teve um ganho extraordinário fora da operação. Pode ser que aconteça novamente como pode não acontecer.

Além disso, vários fatores podem afetar a receita operacional, como os custos com mão de obra, preços de matérias-primas ou mesmo a estratégia de preços. No entanto, como esses elementos são relacionados diretamente a decisões diárias tomadas por gerentes, ela pode ser encarada como um indicador de competência gerencial.

Qual é a importância da receita operacional?

Uma receita operacional é importante porque é considerada como um dos indicadores mais críticos em relação à eficiência com a qual uma empresa pode operar. Isso quer dizer que, quanto maior for o lucro operacional com o passar do tempo, mais lucrativo o principal negócio da empresa será.

Esse tipo de receita também pode ser uma medida — indireta, diga-se de passagem — da produtividade e da capacidade de uma empresa gerar mais lucros. Aqui, ela pode ser utilizada para expandir ainda mais os negócios.

Ainda no quesito da importância, a receita operacional permite analisar a lucratividade operacional como um dos indicadores singulares de desempenho. Essa análise é particularmente importante quando utilizada para comparar empresas semelhantes de um setor específico. Essa comparação se faz necessária por conta de ambos negócios terem estruturas de ambientes fiscais ou de capital diferentes, apesar da semelhança.

Como calcular a receita operacional?

O cálculo da receita operacional é feito a partir da fórmula em que a receita bruta é subtraída do custo das mercadorias vendidas e das despesas operacionais — essa última inclui todos os custos associados à execução das principais atividades dos negócios. Por outro lado, excluem itens como impostos, despesas com juros e investimentos em outras empresas.

A receita operacional é necessária em uma empresa para calcular a margem operacional. É ela quem descreve a eficiência operacional de um negócio. O seu resultado, também chamado de lucro antes dos impostos, calcula se é possível atingir lucro com as operações realizadas.

Se o resultado da receita operacional for positivo, significa que a operação está sob controle e a empresa está conseguindo lucrar com ela. Já se for negativo, quer dizer que o negócio está tendo prejuízo e precisará ou aumentar sua receita ou rever seus gastos fixos e variáveis.

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo