Pix saque
O que é PIX Saque?
O PIX Saque é uma nova modalidade de PIX regularizada pelo Banco Central (BC) que permitirá o saque de dinheiro em estabelecimentos comerciais. Atualmente, o PIX permite apenas pagamentos e transferências instantâneas em todo o território brasileiro.
Essa nova maneira de utilizar o já tão famoso PIX estará disponível para os usuários a partir do dia 29 de novembro de 2021. Junto com ela, nessa data, o consumidor também poderá ter acesso ao PIX Troco, uma outra maneira de sacar dinheiro em espécie por meio de um QR Code, mas que funcionará de forma ligeiramente diferente.
Como o PIX Saque funciona?
O funcionamento do PIX Saque é muito simples e fácil de ser realizado. O estabelecimento que oferecer o serviço pode optar em disponibilizar um QR Code ou a possibilidade da função Pix Copia e Cola ser utilizada. Uma vez que a transação for concluída, o cliente conseguirá receber o dinheiro pago por meio do PIX em espécie.
O BC determinou que haja um limite de saque de R$ 500 durante o dia e de R$ 100 no período noturno, entre as 20h e 6h da manhã. No entanto, os prestadores do serviço terão liberdade e poderão definir limites mais baixos do que esses com base em parâmetros como horário, localização física do estabelecimento e perfil do cliente.
Aqui, é preciso pontuar que cada estabelecimento ou microempreendedor individual poderá realizar até 8 saques por mês sem cobrança de tarifa. Depois desse limite, uma pequena taxa é cobrada em cada transação.
O que é PIX?
O PIX é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que começou a funcionar no Brasil no final de 2020 para ser uma alternativa ao TED, ao DOC e às outras modalidades de transferências que, normalmente, cobravam altas taxas de utilização tanto para quem as fazia quanto para a instituição financeira que as oferecia.
Com a nova modalidade, passou a ser possível realizar transações financeiras em menos de 10 segundos por meio de um smartphone. A disponibilidade funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana sem restrições, por enquanto.
Aqui, é interessante pontuar que, apesar do PIX ter sido criado pelo Banco Central, quem o oferece às pessoas e às empresas são as Instituições Financeiras e de Pagamentos. O BC é só um agente nessa transformação. Aliás, mesmo depois do lançamento, todo o processo de atualização e monitoramento é conduzido com a participação de diversos agentes de mercado e de potenciais usuários — que trazem contribuições e sugestões por meio de discussões em fóruns específicos.
Quais são as vantagens do PIX Saque?
Uma das maiores vantagens que essa nova modalidade vai trazer é a praticidade à vida dos usuários do PIX. Além disso, certamente aumentará a competição entre serviços financeiros. Mas não para por aqui! Esse novo produto pode proporcionar a circulação — e a reutilização — do dinheiro no varejo e a consequente racionalização do meio circulante. Com a oferta desse tipo de solução, aliás, um comerciante pode até aumentar as vendas, gerar novas possibilidades de negócio, fidelizar e até mesmo agregar mais valor para o empreendimento.
Já para os usuários, a solução agrega facilidade e conveniência, pois aumenta o uso do serviço de saque. Além disso, oferece mais comodidade para muitas pessoas — especialmente aquelas que vivem em bairros ou municípios do Brasil em que não há rede de caixas eletrônicos ou agências bancárias próximas.
De acordo com o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), Ângelo Duarte, o PIX Saque tem o potencial de melhorar as condições de oferta e de precificação de serviços de saque. Para ele, tudo isso irá promover uma maior competição no Sistema Financeiro Nacional.