Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Pink Sheets

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/03/2021 às 14:46 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que são as pink sheets?

As pink sheets são ações listadas no mercado descentralizado Over-the-counter (OTC), sem o intermédio de uma central de câmbio ou corretor. Isso significa que elas são assim listadas porque as suas empresas, geralmente, não atingem os requisitos mínimos para serem listadas em bolsas de valores.

É válido ressaltar, no entanto, que algumas empresas escolhem pelas pink sheets apenas para evitar a regulamentação e ter custos menores ou, simplesmente, por não terem capital suficiente para serem listadas publicamente.

A origem desse termo remete ao fato de que, em meados dos anos 80, as ações eram representadas por um papel cor de rosa, antes da existência dos sistemas eletrônicos de transações.

Como funcionam as pink sheets?

As pink sheets funcionam seguindo padrões bem parecidos com os das ações tradicionais, isto é, baseando-se em oferta e demanda. A maior parte das pink sheets são listadas em preços menores, significando que cada quota de uma ação pink sheet costuma ser consolidada a menos de $ 5.

Contudo, o preço tende a subir ou descer de acordo com a demanda — no qual muita demanda e pouca oferta tende a gerar uma alta no preço delas.

A maior diferença entre as pink sheets e as ações comuns é a forma como as transações são realizadas, uma vez que, nas operações envolvendo pinks sheets, utiliza-se o mercado descentralizado OTC, sem o intermédio de um corretor ou uma Bolsa de Valores, nem valendo-se das regras estabelecidas por esta última.

Como as empresas que listam suas ações dessa forma não possuem IPO, seu mercado ainda é bastante limitado, especialmente se comparado às ações listadas em Bolsa de Valores ou outros mercados maiores.

Vale ressaltar que as pink sheets somente são negociadas de forma eletrônica, inexistindo locais físicos para essas operações. No Brasil, o OTC também é conhecido como mercado de balcão.

As pink sheets são seguras?

As pink sheets integram um grupo de ações chamado penny stocks, isto é, ações de baixo custo e cujo valor varia entre alguns centavos e poucos reais. Geralmente, são emitidas por empresas que possuem dificuldades financeiras ou pouca liquidez.

Muitos especialistas consideram as pink sheets como investimento de alto risco.

Mas por quê?

Bom, isso depende porque o simples fato de você realizar um investimento em um mercado OTC já pode ser considerado um risco, por si só, uma vez que não há regulamentações nesse meio. É óbvio, entretanto, que existem dois lados na hora de investir em pink sheets, que seriam:

Desvantagens em investir em pink sheets

  • OTC, mercado não regulamentado;
  • Dispõem de poucas ferramentas e recursos para auxiliar na pesquisa acerca da empresa que se quer investir;
  • Possuem alto-risco, haja vista sua alta volatilidade e baixa liquidez;
  • Apresenta possibilidades de prejuízo em situações de emergência, por exigir um preço de venda muito baixo.

Vantagens em investir em pink sheets

  • É um meio extra de investimento, ou seja, uma forma de diversificar sua carteira de investimentos;
  • Não define um preço mínimo de cada quota de ação, tampouco um mínimo de acionistas;
  • Gera vantagens e rapidez nos rendimentos, já que dispensa um IPO;
  • Tem um perfil alinhado para os investidores que fazem day trade ou swing trade, devido à sua volatilidade, que favorece as negociações de curto prazo.

Em linhas gerais, pode-se dizer que as pink sheets não são investimentos tão seguros, a longo prazo, devido à sua volatilidade e à possibilidade das empresas não divulgarem seus lançamentos contábeis de maneira adequada. Este tipo de investimento é, portanto, ideal para os investidores que preferem fazer investimentos e trades a curto prazo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados