Última modificação em 22 de março de 2021

O que são as pink sheets?

As pink sheets são ações listadas no mercado descentralizado Over-the-counter (OTC), sem o intermédio de uma central de câmbio ou corretor. Isso significa que elas são assim listadas porque as suas empresas, geralmente, não atingem os requisitos mínimos para serem listadas em bolsas de valores.

É válido ressaltar, no entanto, que algumas empresas escolhem pelas pink sheets apenas para evitar a regulamentação e ter custos menores ou, simplesmente, por não terem capital suficiente para serem listadas publicamente.

A origem desse termo remete ao fato de que, em meados dos anos 80, as ações eram representadas por um papel cor de rosa, antes da existência dos sistemas eletrônicos de transações.

Como funcionam as pink sheets?

As pink sheets funcionam seguindo padrões bem parecidos com os das ações tradicionais, isto é, baseando-se em oferta e demanda. A maior parte das pink sheets são listadas em preços menores, significando que cada quota de uma ação pink sheet costuma ser consolidada a menos de $ 5.

Contudo, o preço tende a subir ou descer de acordo com a demanda — no qual muita demanda e pouca oferta tende a gerar uma alta no preço delas.

A maior diferença entre as pink sheets e as ações comuns é a forma como as transações são realizadas, uma vez que, nas operações envolvendo pinks sheets, utiliza-se o mercado descentralizado OTC, sem o intermédio de um corretor ou uma Bolsa de Valores, nem valendo-se das regras estabelecidas por esta última.

Como as empresas que listam suas ações dessa forma não possuem IPO, seu mercado ainda é bastante limitado, especialmente se comparado às ações listadas em Bolsa de Valores ou outros mercados maiores.

Vale ressaltar que as pink sheets somente são negociadas de forma eletrônica, inexistindo locais físicos para essas operações. No Brasil, o OTC também é conhecido como mercado de balcão.

As pink sheets são seguras?

As pink sheets integram um grupo de ações chamado penny stocks, isto é, ações de baixo custo e cujo valor varia entre alguns centavos e poucos reais. Geralmente, são emitidas por empresas que possuem dificuldades financeiras ou pouca liquidez.

Muitos especialistas consideram as pink sheets como investimento de alto risco.

Mas por quê?

Bom, isso depende porque o simples fato de você realizar um investimento em um mercado OTC já pode ser considerado um risco, por si só, uma vez que não há regulamentações nesse meio. É óbvio, entretanto, que existem dois lados na hora de investir em pink sheets, que seriam:

Desvantagens em investir em pink sheets

Vantagens em investir em pink sheets

Em linhas gerais, pode-se dizer que as pink sheets não são investimentos tão seguros, a longo prazo, devido à sua volatilidade e à possibilidade das empresas não divulgarem seus lançamentos contábeis de maneira adequada. Este tipo de investimento é, portanto, ideal para os investidores que preferem fazer investimentos e trades a curto prazo.

Termo do dia

Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3)

O que é Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3)? O Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3) é uma carteira teórica proposta pela Bolsa de…