termos

Peter Hansen

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/10/2020 às 03:17 - Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Peter Hansen?

Peter Hansen é o nome de um famoso economista e professor estadunidense.

Nascido em 1952 no estado de IIIinois, Hansen cresceu em meio aos dois irmãos e aos pais. Seu pai, Roger Gaurth Hansen, era professor de Bioquímica e reitor da Universidade Estadual de Utah.

Peter sempre apresentou grande interesse por tudo que circundava o interesse coletivo da sociedade ao qual estava inserido. Em 1974, concluiu a primeira graduação. Essa foi em Ciências Políticas, pela mesma instituição em que o pai trabalhava.

Posteriormente, no ano de 1978, se formou em Economia. A partir daí, sentiu que poderia expressar seus conhecimentos de maneira muito mais valiosa, a fim de contribuir com o desenvolvimento do mercado financeiro em geral.

Hoje, Peter Hansen ainda é casado com Grace Tsiang, filha do renomado economista Sho-Chieh Tsiang. 

Como Peter Hansen ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Quanto mais Hansen tinha contato com o universo econômico que o circundava, mais experiência adquiria. Isso fez com que ele se aperfeiçoasse no Método Generalizado de Momentos (MGM).

Esse método compõe um conjunto de ordenações conhecido como estimadores, que nada mais são do que ferramentas da econometria Sho-Chieh Tsiang.

De maneira bem resumida, a econometria consiste na utilização de análises estatísticas que podem mensurar ou quantificar fenômenos financeiros, em qualquer âmbito onde haja mais de um agente envolvido.

Pois bem, foi exatamente assim que Peter Hansen ganhou notoriedade no mercado financeiro! Ele acreditava que quantificar o efeito de uma variável sobre a outra, era uma ação essencial para o desenvolvimento de uma aplicação, por exemplo.

Em uma de suas falas, Hansen deixa clara sua opinião sobre a importância de se prever as incertezas tanto quanto os resultados:

“Embora a incerteza seja inevitável e generalizada em nossas vidas, em muitas discussões sobre análise econômica e política, infelizmente fica em segundo plano. Em vez disso, devemos colocar a incerteza em primeiro plano em nosso pensamento."

São poucos os economistas que se atentam a esse ponto, não é? Essa diferenciação gerou tantos resultados positivos que Peter Hansen também ficou conhecido por ganhar o prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, em 2013.

Além disso, sua carreira acadêmica proporcionou espaço para que Peter se dedicasse à escrita, expondo seus ideais e experiências com muita propriedade. Algumas de suas literturas são:

  • Forward Exchange-Rates As Optimal Predictors of Future Spot Rates - An Econometric-Analysis, 1980;
  • Formulating and Estimating Dynamic Linear Rational-Expectations Models, 1980;
  • Generalized Instrumental Variables Estimation of Nonlinear Rational Expectations Models, 1982;
  • Large Sample Properties of Generalized Methods of Moments Estimators, 1982;
  • Implications of Security Market Data for Models of Dynamic Economies, 1991;
  • International Encyclopedia of the Social and Behavior Sciences, 2000;
  • Beliefs, Doubts and Learning: Valuing Macroeconomic Risk, 2007;
  • Recursive Robust Estimation and Control without Commitment, 2007;
  • Consumption Strikes Back? Measuring Long-Run Risk, 2008;
  • Long Term Risk: an Operator Approach, 2009;
  • Systemic Risk and Macro Modeling, 2012.

Dentre a lista acima, alguns títulos são obras próprias, outros são referentes a participação numa coluna do Journal of Economic Theory.

Peter Hansen é, até hoje, um grande defensor das estatísticas como ferramentas de análises e provisões:

“Em vez de fingir que pode ter uma visão onisciente do que pode acontecer no futuro, não tenha medo de reconhecer a incerteza. É um cálculo um pouco mais complicado, mas mais cauteloso porque não pretende saber o que vai acontecer e isso pode levar a decisões mais inteligentes".

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!