termos

Peter Drucker

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/11/2021 às 17:31 - Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Quem foi Peter Drucker?

Peter Drucker foi um professor e consultor de Administração, famoso pela frase “o que não se mede, não se gerencia”.

O teórico nasceu na Áustria do século XX, época cheia de eventos extremos, como as Guerras Mundiais.?

Como foi a trajetória de Peter Drucker?

Peter Ferdinand Drucker, filho de uma médica e de um funcionário público, nasceu em um lar repleto de intelectuais liberais, como Friedrich Hayek e Ludwig von Mises.?

Ele iniciou a sua vida profissional como aprendiz em uma empresa de algodão e, depois, jornalista. Pouco tempo depois ele se muda para Frankfurt e se forma em Direito.

Com 24 anos, se muda novamente, para a Inglaterra. Lá ele se torna economista-chefe de um banco privado e se casa com Doris Schmitz, que foi a sua colega na faculdade. Posteriormente, ele emigra para os EUA com a esposa.?

Foi na América que ele finalmente se fixou como professor, primeiro de política e filosofia, depois de administração. Ele passou cerca de 60 anos dando aulas e consultorias empresariais.?

Aos 95 anos ele vem a óbito, por causas naturais. Drucker teve 4 filhos e a esposa morreu quase 10 anos depois.?

Qual é a teoria de Peter Drucker?

Entre todas as contribuições de Peter, a mais proeminente é a Teoria Neoclássica da Administração.

Como o nome sugere, essa teoria é a que aperfeiçoa a teoria clássica. A famosa sigla PODC diz alguma coisa para você? Ela é o resultado da reformulação dessa teoria.

Até 1950, a Administração Clássica, criada por Henry Fayol, se pauta no POCCC: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Depois de Peter Drucker, os fundamentos passaram a ser o PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar).

Sendo assim, administrar se tornou um ato mais prático, flexível e adaptável. A ênfase de Drucker era a busca de resultados reais e conceitos utilizáveis.?

Teoria Neoclássica vs. Teoria das Relações Humanas

Logo depois de Drucker, outros administradores criaram também suas teorias, como a das Relações Humanas ou Comportamental.

Para essa corrente de pensamento, baseada nas Experiências de Hawthorne, a gestão de pessoas deveria ter mais peso na administração.

Essas experiências foram fases de um estudo que avaliou as formas com que as pessoas trabalhavam, baseado em diferentes estímulos. Então os pesquisadores mudaram a iluminação dos ambientes, alteraram a forma de pagamento, deram lanches etc.?

Foram feitos vários testes para entender que fatores influenciavam na produtividade dos colaboradores. A conclusão foi que trabalhadores compreendidos e reconhecidos produziam mais.

Em resumo, além de olhar para as questões burocráticas da organização, era necessário atender as necessidades dos funcionários. Pois eles são os responsáveis diretos pela produção.

Veja outras diferenças entre a teoria clássica/neoclássica e a comportamental:

  • em vez de máquina, a organização deveria ser vista como um grupo de pessoas;
  • a autoridade deveria ser delegada, não centralizada;
  • os empregados deveriam ter mais autonomia, e não apenas reconhecerem a autoridade;
  • confiar nas pessoas, não apenas nas regras e nos regulamentos.

Para Peter Drucker, quais aspectos administrativos são comuns a todas as organizações?

O estudioso, ao longo da sua trajetória de décadas de contato com a administração, encontrou uma dimensão comum entre as empresas.

Objetivos

As organizações são meios para o alcance de objetivos, ou seja, elas não vivem para si. São órgãos que visam a realização de uma tarefa social.

Administração

Toda empresa exige uma reunião de pessoas que precisam atuar em conjunto, em torno de um empreendimento. Para isso, existe toda uma estrutura e uma administração. Então as organizações têm diferentes propósitos, mas são similares na área administrativa.

Desempenho organizacional

Toda empresa demanda eficiência e eficácia para obter um bom desempenho nas suas atividades.?

Peter Drucker foi o primeiro administrador a propor esse detalhamento, já que eficiência é quando o trabalhador faz algo da melhor forma e eficácia é quando sabe o que fazer. Esse entendimento ajudou a evitar que profissionais se empenhassem em tarefas pouco úteis.?

Sobre o autor
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!