termos

P&D

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/08/2021 às 11:03 - Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é P&D?

P&D é uma abreviação corresponde a Pesquisa e Desenvolvimento, um dos setores mais importantes e influentes no crescimento de qualquer negócio.

Partindo de um princípio bem básico, toda e qualquer empresa existe para solucionar um problema. Produtos e serviços são desenvolvidos e ofertados no mercado a fim de proporcionar satisfação ao consumidor, ou seja, de solucionar uma carência específica.

Pense bem, por quê você faz compras? Porque, de certa forma, possui alguma necessidade a ser sanada - mesmo que essa necessidade seja o simples prazer de consumir. Portanto, estamos todos atrás de uma solução ou de uma experiência.

Como assim, Mais Retorno? Não entendi.

É simples! Compramos comida porque precisamos nos alimentar, compramos roupas porque precisamos nos vestir, compramos um carro porque precisamos nos locomover... O consumo está diretamente ligado a solução de um problema, mesmo que nunca tenhamos percebido.

Sabendo disso, as empresas que atuam no comércio e possuem influência direta sobre o fluxo econômico do país precisam estar a par das necessidades do mercado, mais especificamente as do seu nicho, para que consigam entregar soluções 100% eficazes a seu público.

É aí que entra o setor de P&D! Como o próprio nome sugere, o processo de pesquisa e desenvolvimento é primordial para que uma companhia saiba exatamente qual caminho seguir.

Sem pesquisa não há definição de necessidades, e sem desenvolvimento, não há solução de problemas...

Como o setor de P&D exerce sua função?

Para que a P&D seja bem aplicada dentro de uma empresa, os profissionais desse setor devem se atentar a informações de extrema relevância para o processo de servir dentro do mercado, seja através de um produto ou de uma prestação.

O primeiro passo é entender, de fato, qual é o problema que a empresa busca solucionar, e para quem essa solução será oferecida. Em outras palavras, ter a definição clara sobre a área de atuação e público alvo.

Depois, é preciso entender quais são as expectativas de performance que o público espera sobre determinado produto ou serviço; como, de fato, a empresa poderá atender as solicitações do consumidor.

Essas ações, até então, desrespeitam a etapa de pesquisa. Toda e qualquer informação discutida pode ser relevante para que seja possível exercer a etapa seguinte: desenvolvimento. Indicadores de satisfação, feedbacks, testes e validações são levadas em consideração.

De maneira resumida, o setor de P&D exerce sua função detectando, servindo, mantendomoldando o mercado.

Ao detectar, entende as necessidades do consumidor e norteia o rumo da companhia. Ao servir, utiliza a pesquisa para criar produtos e serviços que resolvam o problema do cliente. Ao manter, ajusta o processo e melhora aquilo que já existe. Ao moldar, entregar inovações ao setor.

Perceba que P&D vai muito além de criar, criar e criar. Na verdade, esse setor trabalha de forma inteligente, pois permite que a empresa invista tempo e dinheiro apenas no que pode dar resultado.

Isso significa que, além de nortear a atuação de uma companhia no mercado, influenciar diretamente no comércio e garantir o sucesso da marca, a Pesquisa & Desenvolvimento também auxilia no combate ao desperdício de recursos utilizados no processo de fabricação ou prestação de algum serviço.

De nada vale trabalhar uma solução para um problema que não existe, certo?

Imagine as demais etapas, como administração, marketing, publicidade, comunicação, operação, vendas, entre outras, trabalhando num produto ou serviço que ninguém precisa - ou, ainda, que não serve, mantém ou molda o mercado.

Você já havia pensado nisso? Pois é, o P&D é um setor importantíssimo para qualquer companhia, de qualquer setor, assim como os profissionais da área são extremamente necessários dentro de uma organização.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!