PCP (Planejamento e Controle da Produção)
O que é o PCP (Planejamento e Controle da Produção)?
Em uma empresa, os setores responsáveis pela produção e logística são essenciais. É através deles que a organização consegue ter um funcionamento adequado e obter mais qualidade, agilidade e economia em suas operações, trazendo até mesmo um diferencial competitivo no mercado. O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um ramo da Engenharia de Produção que é encarregada de fazer o planejamento das tarefas produtivas e os recursos operacionais.
A atuação do PCP é fundamental para um melhor desempenho de toda a equipe e, para isso as funções desse planejamento são sustentadas em três etapas:
- Planejamento
Existe a necessidade de determinar quais produtos serão produzidos pela equipe e quando.
- Programação
Uma vez que o foi determinado os produtos e quando serão feitos, é necessário que seja planejado quais produtos serão utilizados do início ao fim da produção.
- Controle
Por fim, por mais que o planejamento e programação estejam sendo feitas de modo correto, os erros estão sujeitos a acontecer. Portanto, o controle e o monitoramento no fluxo de produção são muito importantes para a eficiência.
Quais as vantagens do Plano de Controle de Produção?
Aderir ao Plano de Controle de Produção tem várias vantagens para os negócios, entre elas:
Suporte para tomada de decisões
Como vimos anteriormente, essa ferramenta permite que o controle completo do fluxo de produção da empresa. Com isso, os dados estarão mais acessíveis para que novas ideias sejam implementadas, ou possíveis problemas sejam identificados com mais rapidez.
A partir disso, a gerência pode receber os dados e tomar as decisões adequadas para o melhoramento da empresa, definindo o que pode ser feito para um melhor resultado.
Setores integrados
Em uma empresa, é necessário que o setor de produção esteja sempre conectado com o setor de vendas. O PCP possibilita exatamente isso, uma vez que o controle do estoque e de produção estão sempre atualizados e de fácil acesso.
Sendo assim, num período de muitas vendas de um determinado produto, a produção pode ser direcionada diretamente para aquele pedido, evitando assim que outros produtos sejam produzidos e não saiam do estoque.
Reduzir os custos
A redução de custos é muito importante em qualquer empresa, afinal, quanto menor mais redução de custo houver, maior é a possibilidade de a empresa lucrar. O controle possibilita exatamente isso, minimizar qualquer desperdício e ter uma produção efetiva.
Quais são as etapas para implementação do PCP?
Agora que já entendemos o que é o PCP e quais as vantagens de adquirir esse programa em uma empresa, vamos entender algumas etapas que são fundamentais para a implementação.
Demanda
A previsão de demanda é uma ação necessária para um bom desenvolvimento da empresa – para o setor de vendas, estoque, produção e logística.
A mensuração da demanda e de cada produto acaba se tornando subjetiva, porém existem técnicas como o histórico de períodos anteriores para uma previsão.
Com a quantidade de produtos e suas sazonalidades, os gerentes possuem dados suficientes para saber a quantidade de matéria-prima para as operações da empresa.
Planejamento da capacidade de estoque
Após o levantamento da demanda prevista para os períodos de médio e longo prazo, a empresa necessita fazer o planejamento da sua capacidade de produção. Caso não haja estrutura suficiente para receber a demanda prevista, a empresa necessitará aumentar sua capacidade, ou se necessário reduzir para evitar custos maiores.
Controle de produção
O processo de produção deve ser acompanhado para garantir que esteja andando conforme o esperado. Esse estágio também fornece anotações sobre o tempo e o desempenho do processo, armazenando os dados atualizados para uso em decisões posteriores.