termos

PCM (Planejamento e Controle da Manutenção)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/10/2021 às 05:01 - Atualizado 20 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é PCM (Planejamento e Controle da Manutenção)?

O PCM (Planejamento e Controle da Manutenção) é responsável por organizar o planejamento e possibilitar melhorias no setor de manutenção. Com ele é possível criar uma gestão estratégica eficiente de todos os recursos que envolvem o serviço, além disso, seu principal objetivo é aprimorar a operação e garantir o melhor funcionamento dos ativos.  

O PCM possibilita para a empresa um funcionamento adequado e seguro a longo prazo, uma vez que a operação tendo recursos em mal estado podem afetar as operações e consequentemente interromper o crescimento da instituição.  

Além disso, o gerente responsável pela manutenção recebe dados e informações precisas para saber quais medidas necessitam ser tomadas para a melhora geral. Com isso, é possível que as necessidades tidas como de forma urgência sejam planejadas e solucionadas o mais rápido possível, além de criar uma lista de prioridades dentro das atividades.  

Por outro lado, um gerente mal preparado e sem o auxílio de um programa bem estruturado pode fazer com que a empresa tenha gastos desnecessários, atrapalhando no seu desenvolvimento e em investimentos. Para evitar isso, é importante entendermos quais são os tipos de correções que podem ocorrer.  

Quais são os tipos de manutenção?

Manutenção corretiva 

As manutenções corretivas ocorrem quando existe a necessidade de solucionar um problema no equipamento, onde foi perdido (de forma parcial ou total) sua capacidade de realizar suas funcionalidades.  

Manutenção preventiva 

Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva é realizada regularmente em um equipamento para evitar possíveis falhas. Diferente da manutenção corretiva, quando a manutenção preventiva é realizada, o equipamento ainda está funcionamento em perfeito estado.  

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva é uma técnica que tem o auxílio de ferramentas e técnicas de monitoramento, onde através deles é possível fazer o rastreio de como o equipamento está se desempenhando (ainda quando está em funcionamento), assim é possível evitar que eles resultem em falhas e também diminui os custos ligado ao excesso de manutenção preventiva.  

Quais são as fases do PCM? 

Planejamento 

É muito importante que antes de qualquer implementação ou mudança no processo de manutenção, seja feito o levantamento das informações atuais e de como estão sendo realizadas as práticas em diferentes situações.  

Além disso, após analisar possíveis problemas, é interessante que a ideia para solucionar venha logo em seguida, entretanto, vale ressaltar que as metas precisem ser factíveis com a situação atual da empresa.  

Paradas programadas  

Muitas empresas são afetas na produtividade quando ocorre a parada sem planejamento na produção, normalmente para ser realizada as manutenções. Por isso, é muito importante que esteja bem planejado quando ocorreram as paralisações, a fim de reparar os equipamentos. Isso fará com que padrões sejam criados e os impactos se tornem menores.  

Delegar tarefas  

A comunicação é essencial nessa etapa. O gestor responsável pelo processo precisa delegar para as equipes de manutenção detalhadamente quais serão as atividades executadas por cada um, evitando problemas e gerando organização da equipe.  

Acompanhamento  

Não menos importante, o acompanhamento é uma etapa fundamental no processo. Após ser realizado o planejamento e colocado em prática, é necessário que tenha garantia que as coisas estão saindo como planejado. É nesse momento que correções são feitas para a melhoria pontual do problema, e assim as ideias inicias possam ser realizadas efetivamente.  

Quais são as vantagens de se utilizar o PCM?

São inúmeros os ganhos gerados pelo planejamento e controle da manutenção. Entre eles estão a otimização de tempo, o aumento de produtividade, a garantia da disponibilidade dos equipamentos por meio de paradas programadas e o atingimento das metas através de planos corretivos. 

Além disso, é importante que o PCM seja um processo cíclico e constantemente esteja sendo melhorado, afinal, qual empresa não quer manter a empresa em alto nível? Para isso, a manutenção precisa estar sempre atenta e trazendo segurança para as operações da empresa permanecerem em dia.  

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Nome Sujo (na praça)

Nome Sujo (na praça)

O que significa ter Nome Sujo na Praça? As pessoas que estão com o “nome sujo na praça” não são boas pagadoras e estão devendo nas...

  CONTINUAR LENDO