PayPal

Última modificação em 10 de Agosto de 2021 às 06:25

O que é PayPal?

O PayPal é uma plataforma online responsável por intermediar transações financeiras - tanto de pagamento, quanto de recebimento. Em outras palavras, funciona como uma espécie de carteira digital.

Desenvolvida em 1998, essa plataforma foi pensada para facilitar as transações internas de uma empresa estadunidense. Pouco tempo depois, Max Levchin, Peter Thiel, Luke Nosek e Ken Howery decidiram expandir e comercializar o software para quem mais se interessasse.

Através dela, os Estados Unidos deram um passo a mais em direção a evolução tecnológica, principalmente no que diz respeito ao mercado financeiro. A plataforma passou a ser utilizada como principal meio intermediador de transações do eBay, um dos maiores sites de comércio eletrônico do país.

Dado o sucesso da ferramenta, outros países também adotaram o PayPal como forma de pagamento e recebimento de ativos.

Como o PayPal funciona?

Fazendo uma analogia bem simples, é como uma carteira mesmo.

Ao realizar uma compra, você saca da sua carteira física um cartão ou dinheiro em espécie, certo? Ou seja, é na carteira que seus recursos ficam armazenados até que você precise utilizá-los.

Conforme falamos no início, o PayPal funciona como uma espécie de carteira digital. O usuário da plataforma cadastra seus dados bancários e, quando decide realizar alguma compra, o site comercial entra em contato com o software para que ele conceda o pagamento.

Isso significa que não é necessário cadastrar dados de cartão de crédito diretamente no site comercial, por exemplo. A única plataforma que possuirá acesso aos seus dados é o PayPal.

Vale esclarecer que essa plataforma abrange o comércio nacional e internacional, portanto, é possível realizar compras em empresas de dentro ou de fora do país, desde que o site comercial aceite o PayPal como forma de pagamento.

Também precisamos dizer que a abertura de conta do PayPal é gratuita, mas alguns serviços existem taxas administrativas, principalmente aqueles relacionados a conversão de moedas.

PAGAMENTO

Ao pagar com PayPal, o usuário poderá utilizar um cartão de crédito, pagar à vista com boleto ou, ainda, utilizar seu saldo acumulado.

Quanto as duas primeiras opções não há segredo. Sobre a terceira alternativa, se trata de crédito disponibilizado pelo próprio usuário da plataforma: ele deposita determinada quantia financeira a fim de ter saldo disponível para pagamentos à vista, como na modalidade “débito” ao qual conhecemos.

RECEBIMENTO

O usuário que deseja receber dinheiro através do PayPal deverá ter seus dados bancários cadastrados na plataforma.

Quando houver saldo disponível para retirada na carteira digital, ele deverá solicitar o saque. Dentro de alguns dias úteis, a plataforma irá transferir o dinheiro para a conta cadastrada, ao qual o usuário poderá movimentá-la como de costume.

Portanto, o PayPal não funciona como um banco ou instituição financeira, ele apenas intermedia transações nacionais e internacionais, armazenando ou liberando ativos conforme as solicitações do usuário.

Quais são as vantagens e desvantagens do PayPal?

A principal vantagem está diretamente relacionada a segurança do usuário. Conforme falamos anteriormente, dados pessoais e bancários ficam restritos a plataforma, nenhuma outra empresa ou site comercial possuirá acesso.

Essa medida evitar que o usurário cadastre seus dados em sites fraudulentos, que clonam número de cartão e aplicam diversos tipos de golpes financeiro.

Já a desvantagem do PayPal não é necessariamente uma desvantagem, mas um ponto que merece atenção por parte do usuário: cobrança de taxas administrativas em determinados serviços oferecidos pelo software.

Ao realizar uma transação internacional, por exemplo, ele deve estar ciente sobre os lucros após a conversão da moeda, e também sobre a porcentagem desse dinheiro que será retida pela plataforma.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo