Participação de Capital de Terceiros (PCT)

Última modificação em 30 de Março de 2021 às 11:08

O que é Participação de Capital de Terceiros (PCT)?

A Participação de Capital de Terceiros (PCT) corresponde ao percentual de capital externo que é utilizado pelas empresas para financiar sua geração de bens e/ou serviços e demais atividades.

Em termos de contabilidade, o capital de terceiros é dado pela soma de todo o passivo exigível da empresa, que são as obrigações com terceiros que deverão ser quitadas em um dado momento.

O cálculo da Participação de Capital de Terceiros (PCT) é simples e é dado pela soma do passivo exigível com o passivo circulante dividida pelo patrimônio líquido da empresa; todas essas informações constam no balanço patrimonial.

Multiplicando o resultado desse cálculo por 100 é possível obter o percentual - ou índice - de participação de terceiros no financiamento de uma instituição!

Qual é a diferença entre Participação de Capital de Terceiros (PCT) com o capital próprio?

Parece evidente que o capital de terceiros - responsável por formar o percentual de PCT - é diferente do capital próprio da empresa. Contudo, em contabilidade, mesmo as definições que parecem mais óbvias devem ser feitas, para evitar possíveis confusões.

O capital próprio da empresa advém, primeiramente, do capital social da empresa - representado pela soma do dinheiro que cada sócio emprega no negócio para fundá-lo.

É esse capital que compõe o primeiro valor de patrimônio líquido, e que é aumentado conforme os sócios e/ou acionistas investem mais na companhia.

Já o capital de terceiros é adquirido através de financiamentos externos, ou seja, não obtidos por meio de investimento de sócios e/ou acionistas. Pelo fato de ser fruto de obrigações que devem ser liquidadas em um dado prazo, o capital de terceiros faz parte do passivo exigível.

Para que a PCT seja vantajosa para a empresa,  ela deve ser capaz de quitar seus débitos no prazo estipulado, bem como ser capaz de fazer com que, após quitado, esse se reverta em lucros a longo prazo.

Caso o contrário ocorra, corre-se o risco de entrar em dívidas maiores, decorrentes dos juros que o capital de terceiros pode acarretar.


Qual é a importância da Participação de Capital de Terceiros (PCT)?

Conforme mencionado anteriormente, o percentual de Participação de Capital de Terceiros (PCT) na economia de uma instituição pode ser um fator relevante para analisar a saúde financeira da mesma. Isso porque esse percentual indica o nível de risco apresentado por ela.

Para uma instituição que se financia por meio do capital de terceiros, pode ser uma vantagem estar em dívidas por um longo período de tempo, já que ela pode ser capaz de obter lucros superiores ao valor da dívida.

No entanto, para o analista que avalia a PCT, quanto maior é o percentual dessa participação, pior é a análise financeira. Tal visão negativa vem do fato de que o ganho que pode vir da empresa está associado a um alto grau de risco.

Vale ressaltar que do ponto de vista de alguém que investe, fazer uma análise financeira de uma empresa apenas baseada na participação de capital de terceiros é insuficiente. Para determinar o fator risco, por exemplo, todos os demais indicadores da contabilidade devem
permanecer estáveis.

Isso é o mesmo que dizer: a maior Participação de Capital de Terceiros (PCT) é um problema que depende de outras métricas serem estáveis.

Outro ponto interessante para se atentar é o seguinte: não necessariamente o endividamento das empresas significa que elas irão falir. A falência de uma empresa está associada a muitos outros fatores e nenhum deles deve ser considerado isoladamente.

A Participação de Capital de Terceiros (PCT), por fim, é um percentual para analisar a empresa financeiramente e não tem relações com lucro, prejuízo ou falência.

Munis - Municipal Bonds

Munis - Municipal Bonds

O que são os Munis (Municipal Bonds)? Munis são os títulos da dívida pública municipal americana, emitidos por governos de cidades, condados ou estados para financiar...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo