Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Paolo Di Sora

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/03/2021 às 14:17 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Paolo Di Sora?

Paolo Di Sora é sócio, fundador e CIO (Chief Information Officer) da RPS Capital, uma empresa gestora de fundos de capital. Ela é focada no mercado de renda variável, com produtos de retorno absoluto e relativo, e utiliza análises de investimentos por meio de fatores macroeconômicos como principal base. 

Além disso, Paolo Di Sora possui mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, sendo Portfolio Manager e Head de Equities no Fundo M. Safra entre os anos de 2007 e 2013, além de quatro anos atuando como Managing Director no Itaú BBA e outras instituições de renome como Deutsche Bank e Indosuez.

Paolo Di Sora, como gestor de fundos, sempre se destacou pela sua adaptabilidade ao mercado, focando em cobrir diversos setores da economia como infraestrutura, siderurgia, mineração, papel e celulose, agrobusiness, bens de capital e o setor imobiliário. 

Qual é a trajetória profissional de Paolo Di Sora?

Paolo Di Sora é formado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, bem como em Economia, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tendo se graduado em 1994 e 1996, respectivamente. Ainda academicamente, também possui uma pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, finalizada em 1998.

Começou a atuar no mercado financeiro como analista de commodities e, em 2003, foi contratado pela corretora Itaú BBA e lá permaneceu por quatro anos. Após este período, em 2007, assumiu a posição de gerente de ações e diretor de portfolio da M.Safra & Co, tendo permanecido nesta posição até 2013, para se tornar um dos fundadores do RPS Capital.

A RPS Capital é uma empresa que reflete bastante os conceitos que Paolo Di Sora utilizou durante toda a sua carreira, valendo-se de análises macroeconômicas globais como base e escolhendo os setores da economia que devem melhor performar. 

Uma das premissas de Paolo Di Sora é a adaptabilidade ao cenário dentro do mercado financeiro, ou seja, variar seus investimentos de acordo com o cenário em que eles estão inseridos. Para Di Sora, por exemplo, é inviável pensar em investimentos a longo prazo no Brasil, dada a recente instabilidade econômica e a imprevisibilidade de cenários futuros.

Quais as contribuições de Paolo Di Sora para o empreendedorismo?

Paolo Di Sora é certamente uma das personalidades mais marcantes da análise do mercado financeiro brasileiro. Não somente pela sua vasta experiência, mas pelos resultados que ele entrega, principalmente hoje com a RPS Capital. A gestora conta, hoje, com cinco fundos e um patrimônio somado de, aproximadamente, R$ 3 bilhões.

É de grande importância, para os investidores inexperientes que buscam ingressar no mercado financeiro, aprender com especialistas e, definitivamente, Paolo Di Sora é um deles. A forma como ele adapta os fundos de acordo com a sua leitura de mercado, feita pela análise de diversos fatores macroeconômicos, também é uma importante lição.

Paolo Di Sora descreve um ciclo econômico como possuindo quatro quadrantes:

  1. período de bonança;
  2. período de inflação elevada;
  3. bear market;
  4. re-inflação ou reinício da expansão econômica.

Uma de suas contribuições, também, é a visão de que, no Brasil, dada a instabilidade econômica e seguidas crises financeiras, o melhor para todos os investidores é enxergar o curto prazo. Além disso, baseando-se nos conceitos da adaptabilidade, seus fundos costumam apoiar-se em ações globais como forma de variar seu portfolio.

E é exatamente essa dinâmica na hora de escolher, e variar, os investimentos que devem servir de inspiração a outros investidores, para Paolo Di Sora. Enxergar o cenário nos quais as empresas da Bolsa estão inseridas, as tendências e as perspectivas atuais e futuras do mercado também é essencial.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados