Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Overhead

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/11/2020 às 14:25 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é overhead?

O termo overhead  se refere às despesas contínuas que não estão ligadas diretamente à criação de um produto ou serviço. 

É importante para fins de orçamento, mas também para determinar quanto uma empresa deve cobrar por seus produtos ou serviços para obter lucro. 

Despesas gerais são quaisquer despesas incorridas para apoiar o negócio, embora não estejam diretamente relacionadas a atividade-fim da empresa. Para entender esse conceito é preciso saber distinguir os custos diretos dos indiretos.

Custos diretos x custos indiretos

Custos diretos são aqueles ligados diretamente as atividades-fim da empresa, ou seja, a linha de produção ou ao setor de vendas. Como exemplo podemos citar os gastos com matérias-primas, pagamento dos fornecedores e com a mão-de-obra.

Já os custos indiretos são os gastos que não ligados diretamente a linha de produção ou a prestação de serviços. Como exemplo, podemos citar as atividade de manutenção da empresa, os serviços de vigilância, as atividades administrativas e os gastos com aluguel ou seguros. 

O overhead corresponde aos custos indiretos, que embora não possam ser diretamente atribuídos a produção ou a prestação de serviços, fazem parte do balanço contábil da empresa. 

Tipos de overhead

Os diferentes tipos de overhead podem ser assim classificados:

Overhead fixo

São classificados como overhead fixo os custos indiretos que não variam de acordo com a demanda da produção ou com o volume das vendas. Nesse caso, o valor permanece estável mesmo quando as vendas crescem ou diminuem em determinados períodos do ano.

Como exemplo podemos citar o valor do aluguel da sede da empresa ou do galpão onde funciona a fábrica, o salário pago aos funcionários do setor administrativo e alguns impostos, como o IPTU. 

Overhead variável

Varia conforme a produção e as vendas aumentam ou diminuem. Como exemplo podemos citar a depreciação de máquinas e equipamentos que embora seja acelerada pelo aumento da produção não está diretamente ligada à atividade-fim da empresa.

Overhead semivariável

O overhead semivariável é composto por uma parte que varia conforme o crescimento das atividades da empresa e por uma parte que fixa.

Um bom exemplo é a conta de energia elétrica cujo valor pago pode variar entre o valor mínimo e valores altos. O mesmo pode ocorrer com a conta de água, de gás ou de internet.

Qual a importância do overhead para o investidor?

O overhead de uma empresa permite avaliar a solidez do negócio - os custos indiretos devem ser analisados para determinar os preços de produtos ou serviços já que é preciso estabelecer o mínimo necessário para cobrir as despesas operacionais e garantir que a empresa opere com lucro.

Para isso, a empresa pode utilizar o chamado multiplicador Markup que ajuda a estabelecer um preço de venda que garanta uma margem de lucro ao analisar o custo total dos produtos e serviços. A ferramenta estabelece ainda um “rateio” dos custos não ligados a produção para compor o preço final dos itens comercializados.

Assim, o overhead permite verificar se a empresa conseguirá se manter saudável e lucrativa, de modo a garantir o interesse dos acionistas e investidores. 

Como analisar o overhead?

No relatório contábil da empresa o investidor consegue verificar os custos diretos e indiretos, assim como o resultado líquido e bruto do período. Essa análise permite estabelecer o preço de venda de modo que a empresa opere com lucro. 

Vale observar que as empresas precisam reduzir custos para aumentar sua margem de lucro. Assim, é preciso considerar os custos atrelados a todos os setores da empresa e avaliar a viabilidade econômica da empresa antes de investir nas suas ações.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados