termos

OSC – Organização da Sociedade Civil

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/03/2020 às 01:14 - Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma OSC - Organização da Sociedade Civil?

Organização da Sociedade Civil (mais conhecida por sua sigla, OSC) é o nome dado a um tipo específico de entidade do terceiro setor. O objetivo central de uma OSC deve ser, sempre, a prestação de serviços ou a comercialização de produtos com fins sociais - isto é, a promoção de projetos sociais que tenham finalidade pública.

O termo foi concebido oficialmente a partir da Lei nº 13.019, de 2014, que tem como intuito regulamentar  "toda e qualquer instituição que desenvolva projetos sociais com finalidade pública". Atualmente, entende-se que o responsável pela criação dessa expressão seja o  Banco Interamericano de Desenvolvimento - o BID.

Quer saber mais sobre a OSC - Organização da Sociedade Civil?

Essa pode ser a primeira vez que você lê um artigo a respeito das OSCs, mas a sua familiaridade com o tema é bem maior do que você imagine, temos certeza disso.

Isso porque, durante muito tempo, as OSCs tiveram outra denominação aqui no Brasil, sendo conhecidas como as Organizações Não Governamentais. Isso mesmo, as ONGs! Apesar de ser considerada a terminologia mais aceita ao redor do mundo, utilizada por instituições renomadas como a ONU e o Banco Mundial, aqui no Brasil não há qualquer referência formal - legal - ao termo ONG. 

Já aqui no Mais Retorno, nós temos um artigo completão acerca do assunto. Nele, você aprende de uma vez por todas como essas instituições funcionam, além de se aprofundar nos diferentes tipos que existem.

Acreditamos mesmo que lá você encontrará os detalhes que deseja sobre as OSCs. Afinal de contas, chamando de ONG ou de OSC estamos tratando do mesmo assunto: pode ficar tranquilo!

Para conferir o artigo completo basta clicar aqui.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!