Odd lot

Última modificação em 16 de Agosto de 2021 às 06:17

O que é odd lot?

Odd lot é um termo utilizado para designar um valor de pedido para um título que é menor do que a unidade normal de negociação para aquele ativo em específico. Geralmente, são considerados como qualquer valor menor que 100 ações padrão para ações.

As comissões de negociação para odd lots são comumente mais altas em uma base percentual do que para lotes padrão. Isso acontece porque a maioria das corretoras responsáveis têm um nível de comissão mínimo estabelecido previamente para realizar essas transações.

Como o odd lot funciona?

Os odd lots podme surgir inadvertidamente na carteira de um investidor por meio de planos de reinvestimento de dividendos ou por grupamentos. Para entender de uma forma mais simples, vamos pensar na situação a seguir.

Em um grupamento de título de um para oito — do qual o investidor detém 200 ações —, o resultado do valor pós-desdobramento será de 25 ações. Embora as comissões de negociação para esses lotes ainda possam ser maiores em uma base percentual do que as para os lotes padrões, a popularidade das plataformas de negociação online e a consequente queda nas comissões de corretagem significa que não é mais tão difícil — ou tão caro — alienar odd lots como costumava ser.

O que é a Teoria de Odd Lot?

A Teoria de Odd Lot é uma hipótese baseada na suposição de que um pequeno investidor individual está, geralmente, errado e que esse tipo de investidor é mais propenso a gerar vendas de lotes fracionários. Isso significaria que, se as vendas de lotes avulsos estiverem altas e os pequenos investidores estiverem vendendo as suas ações, provavelmente seria um bom momento para comprar.

Da mesma forma, quando as compras desses lotes estiverem em alta, poderia ser o melhor momento para vendê-las.

Essa hipótese também pressupõe que investidores e negociantes profissionais tendem a negociar em round lots para melhorar a eficiência de precificação dos seus pedidos. Esse pensamento, que era bastante comum desde os anos 1950, tem se tornado cada vez menos popular.

No geral, a teoria não é mais válida porque foi comprovado que o investidor individual geralmente não é tão incorreto ou desinformado como se achava antigamente.

Como são feitas as negociações de odd lot?

As negociações de um odd lot, como dito anteriormente, são feitas por investidores que incluem menos de 100 ações na transação ou aquelas que não são um múltiplo de 100. De uma maneira geral, elas abrangem investidores individuais.

Embora analistas técnicos tenham a capacidade de acompanhar o volume de negociações de odd lots com a ajuda de softwares especializados em gráficos de análises técnicas, os testes realizados desde a década de 1990 mostram que elas não parecem mais oferecer mudanças significativas no mercado.

Isso porque com a tecnologia atual, até mesmo os investidores individuais podem ter a mesma probabilidade de fazer uma negociação informada como uma negociação institucional.

Quais são as diferenças entre odd lot e round lot?

A maior diferença entre os odd lots e os round lots — lotes redondos ou fechados, em livre tradução — é que, enquanto o primeiro possa incluir qualquer número de ações entre 1 e 100, o segundo somente inclui as ações que podem ser divididas igualmente por 100. 75 ações, por exemplo, seriam um odd lot enquanto um lote com 300 ações seria contado como um round lot, já que ele pode ser dividido por 100 de forma igual.

Enquanto os round lots sejam lançados nas bolsas associadas, os odd lots não são lançados como parte dos dados de compra e/ou de venda. Além disso, outra diferença é que a execução de negociações de um odd lot não é exibida em diversas fontes de relatórios de dados.

Por conta do número incomum de ações envolvidas na negociação, essas transações costumam levar mais tempo para serem concluídas do que as associadas aos round lots.

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo