Última modificação em 8 de julho de 2021

O que é Net Operating Income?

Também conhecida pela sigla NOI, a expressão Net Operating Income vem do inglês e é utilizada de forma técnica nas áreas de contabilidade e finanças. No Brasil, a expressão equivalente é Receita Operacional Líquida (ROL), que nada mais é do que um índice para analisar as receitas adquiridas por uma empresa, que serão investidos em sua operação.  

Após os devidos cálculos, realizados pelo setor de contabilidade da organização, subtraindo-se os valores de todo o capital arrecado pela instituição (Receita Operacional Bruta), tem-se o resultado correspondente à receita obtida em dado período por meio da realização da atividade-fim da empresa, deduzindo-se os impostos referentes a vendas e eventuais descontos concedidos aos clientes.

Desse montante gerado, que é justamente o Net Operating Income, advêm os valores destinados a cobrir os custos de operação, tais como:

Ao término de mais esses descontos, chega-se ao chamado Lucro Líquido, ou seja, ao montante que a empresa efetivamente tem em seu caixa, que são posteriores às deduções mencionadas acima. Alguns especialistas, por outro lado, preferem utilizar a expressão Resultado Líquido, já que, findo todo esse processo, a organização pode chegar a números negativos, configurando, portanto, um prejuízo.

Qual a relação entre NOI e Receita Operacional Bruta?

A Receita Operacional Bruta, como já dito, corresponde aos valores obtidos pela empresa provenientes de suas vendas ou serviços prestados, ainda sem qualquer dedução. O responsável contábil deve inserir na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) toda a receita, mesmo aquelas que ainda não tenham sido efetivamente recebidas. O resultado dessa operação será a Receita Operacional Líquida.

O passo seguinte, de acordo com as convenções da área, é fazer as deduções resultantes dos itens abaixo:

Expostos esses números na DRE, agora sim, é possível chegar ao NOI. Dessa forma, percebe-se que, entre o índice da receita líquida e o da bruta, há uma relação de dependência do primeiro para com o segundo, já que só é possível estabelecer o NOI por meio dos resultados da Receita Operacional Bruta.

Qual a importância do Net Operating Income?

Os resultados obtidos pela empresa que representam o NOI são de extrema importância para o setor financeiro de qualquer organização. É essa a receita que se destina ao abastecimento necessário para que as operações prossigam normalmente, uma vez que são disponibilizadas quantias para a realização das vendas, prestações de serviços, pagamento de pessoal, entre outros.

Outro fator importante e que deve ser ressaltado está relacionado à oportunidade de atrair investidores. Apesar de o NOI, por si só, não ser um demonstrativo suficiente para criar oportunidades para a empresa, ainda assim, ele consegue fornecer aos potenciais investidores um panorama sobre as receitas que chegam ao caixa da companhia. Prova disso é o fato de que esse indicador costuma figurar nas primeiras linhas das DREs disponíveis na internet.

O Net Operating Income, enfim, apresenta números que podem ajudar no crescimento da empresa, desde que seja tratado com atenção. Isso porque não são raras as situações em que uma instituição consegue arrecadar montantes expressivos e acaba “zerando” esses valores com custos de operação.

Consequentemente isso faz com que a saúde financeira da empresa passe por momentos críticos que podem acarretar seu fechamento. Portanto, não mascarar esses números e separá-los da maneira adequada na DRE são coisas imprescindíveis quando o objetivo é analisar com precisão o desempenho financeiro da empresa.

Termo do dia

Fundo Long & Short

O que são fundos Long & Short? Fundos Long and Short são fundos de investimento multimercado que executam operações com a compra e venda de dois…