Logo Mais Retorno
termos

Namecoin

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/05/2022 às 11:47 -
Atualizado 19 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Namecoin?

Namecoin é uma criptomoeda originalmente criada a partir de uma bifurcação do Bitcoin. Ele é baseado em seu código, só que conta com funcionalidades adicionais construídas sobre ele. Ele ainda usa o mesmo algoritmo de consenso de prova de trabalho, o que faz com que as duas moedas sejam quase idênticas.

O Namecoin, no entanto, foi desenvolvido como base para um sistema de nomes de domínio da internet (DNS) descentralizado. A descentralização desse sistema pretendia acabar com a censura na internet e aumentar a privacidade e a segurança relacionadas à internet. Os seus fabricantes, aliás, o descrevem como uma tecnologia experimental de código aberto que melhora a segurança, velocidade e a descentralização da infraestrutura da internet.

Como o Namecoin funciona?

Antes de mais nada, é importante pontuar que o Namecoin conta com muitos apoiadores fervorosos que acreditam que um sistema DNS descentralizado pode ser crucial para a privacidade a longo prazo na internet e para a redução da censura. Embora seja provável que a maioria das pessoas não precise de um site .bit ou de um serviço relacionado, o Namecoin pode fornecer algumas ferramentas para ser possível se conectar a uma internet livre de censura e com controle total.

Enquanto digitamos endereços de sites baseados em texto nos navegadores da internet, ela em si é, na verdade, baseada em endereços numéricos chamados de endereços IP. Como uma sequência de números longa não é fácil de ser lembrada, o DNS foi criado para facilitar a navegação da internet. Toda vez que alguém digita um endereço de um site, um servidor DNS é contatado.

Quais são os maiores objetivos do Namecoin?

Os desenvolvedores do Namecoin indicam diversas aplicações e usos potenciais para essa criptomoeda experimental. É possível citar, por exemplo, o desejo de proteger os direitos de liberdade de expressão online — o que consequentemente torna a internet mais resistente à censura.

Existem diversas maneiras pelas quais o Namecoin tenta chegar nesse resultado. Ele pode ser utilizado para anexar informações de identificação — como chaves específicas, endereços Bitcoin ou ainda endereços de e-mail — a várias identidades conforme o usuário determinar. Além disso, também pode ser utilizado como um meio de fornecimento de validação de certificado TLS descentralizado.

Um Namecoin ainda pode ser usado no Tor e nas capacidades da dark web para gerar domínios Tor.onions significativos. No futuro, aliás, essa criptomoeda e a sua tecnologia subjacente poderão ser utilizadas para a assinatura de arquivos, para serviços notariais, garantir procedimentos de votação e ainda para estabelecer provas de existência para entidades e pessoas.

Quais são as diferenças entre Namecoin e Bitcoin?

O Namecoin apresenta diversas semelhanças com o Bitcoin, já que foi desenvolvido como um fork da principal moeda digital por capitalização de mercado atual. Esse fork foi iniciado para criar uma nova oferta de tecnologia, além da nova criptomoeda em si. Embora o sistema de mineração de ambas seja idêntico, elas contam com um blockchain separado.

A principal diferença entre eles é o propósito da tecnologia. Os criadores do Bitcoin, por exemplo, queriam criar uma moeda alternativa viável. Já os que criaram o Namecoin estavam tentando criar apenas um sistema de nomenclatura. Por conta disso, existem diferentes regras de protocolo e consenso dentro de cada projeto. Certos recursos são necessários ao realizar transações financeiras que não são necessárias ao concluir os registros de nomes para novos domínios da internet.

Um fato interessante é que como o Namecoin utiliza do mesmo algoritmo de prova de trabalho que o Bitcoin, se alguém já estiver minerando Bitcoins poderá mesclar com Namecoins sem precisar de qualquer hardware adicional. Ambos, porém, estão limitados a um total de 21 milhões de moedas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!