NAIRU
O que é NAIRU?
NAIRU é a sigla para o termo em Inglês “Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment” (que pode ser traduzido livremente como Taxa de Desemprego Não Aceleradora da Inflação), que surge a partir de um conceito proposto pelo economista Edmund Phelps.
Segundo Phelps, ao atingir o NAIRU, os números de desemprego em um país não são suficientes para aumentar a inflação. Dessa forma, há um equilíbrio entre esses dois elementos que costumam ser inversamente proporcionais (onde um desce e o outro sobe) de acordo com o conceito econômico conhecido como Curva de Phillips - sobre o qual trataremos já adiante.
O que é a Curva de Phillips?
A Curva de Phillips é uma teoria proposta pelo economista neozelandês William Phillips, que busca relacionar graficamente a relação entre inflação e desemprego.
Segundo ela, quando um país apresenta altas taxas de desemprego, a tendência é que a inflação diminua. Isso se dá especialmente por conta da lei da oferta e da demanda: se as pessoas perdem seus empregos, elas têm menos dinheiro disponível para consumir e, então, a demanda pelos produtos caem, sem um número alto de compradores.
Cientes disso, os produtores diminuem os seus preços, na tentativa de atrair os consumidores, o que pode causar desinflação ou deflação.
O contrário também acontece. Quando a geração de empregos é maior e as pessoas têm mais dinheiro para gastar. Com a alta demanda, os produtores se sentem impulsionados a aumentar os preços e lucrar mais.
O que Phillips fez foi dispor essa relação graficamente e narrar o fenômeno, além de expor suas aplicações práticas nas economias nacionais. Na imagem abaixo, a representação da Curva de Phillips:

Como a Curva de Phillips e o NAIRU se relacionam?
Se a Curva de Phillips narra essa “gangorra”, com a inflação de um lado e o desemprego de outro, como pode ela estar relacionada com o NAIRU? Afinal, ele não descreve um ponto que esses dois elementos não influenciam um ao outro?
Apesar de parecerem opostos, Curva de Phillips e NAIRU não são considerados conceitos antagônicos. Na verdade, muitos entendem NAIRU como um ponto de equilíbrio da Curva: como um momento na brincadeira da gangorra em que os dois lados pesam igualmente e a prancha permanece reta no ar, sem usar a gravidade para puxar um lado e levantar o outro.
Na prática, isso significa um ponto em que as taxas de desemprego deixam de acelerar a inflação.
Nos cenários econômicos, o NAIRU surge para explicar justamente a estagflação: um período em que mesmo com o crescimento do desemprego, a inflação não cai.