termos

Mezzanine financing

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/10/2021 às 05:33 - Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Mezzanine Financing?

Mezzanine Financing é um termo em inglês que designa o chamado financiamento intermediário. Esse tipo de financiamento apresenta a característica de ser composto por uma parte em dívida e outra parte em capital. Essa característica faz com que esse tipo de investimento seja de risco mais moderado, uma vez que, em caso de inadimplência da empresa, o investidor tem o direito a se tornar acionista.

O nome desse tipo de financiamento vem de um paralelo com a construção civil e que remete a uma estrutura de capital. Além disso, Mezzanine Financing é uma forma mais simples para empresas conseguirem erguer fundos de investimento para projetos de forma a promover investimentos híbridos de dívida e capital próprio.

Como funciona o Mezzanine Financing?

O Mezzanine Funding consiste em uma forma de reunir uma grande quantia de dinheiro sem colocar em risco a integridade da empresa. Em resumo, com a venda de títulos a juros predeterminados, é oferecido ao investidor uma participação societária na empresa em caso de esta não conseguir arcar com os valores do empréstimo.

O capital adquirido por meio do Mezzanine Financing não é somado aos valores do capital permanente e é comum a empresa considerá-lo como um valor adquirido no curto prazo para sanar um problema pontual. Para os investidores, esse tipo de investimento consiste em médio prazo e costuma se estender entre 7 a 8 anos.

Não existe uma única fórmula de Mezzanine Financing, de forma que há as possibilidades mais restritas como a opção de empréstimo que ocorre quando o investidor empresta dinheiro e recebe um documento indicando que esta dívida pode ser paga por meio de ações.

No entanto, é mais comum que o empréstimo seja feito da forma mais tradicional, ou seja, o investidor empresta determinado valor e recebe o pagamento acrescido das taxas de juros devidas, sendo que parte desses juros retorna como ações que podem ser vendidas quando necessário.

Quais são as vantagens Mezzanine Financing?

Ao se analisar o Mezzanine Financing como uma possibilidade de injetar dinheiro na empresa, é importante levar em consideração alguns importantes sobre esse tipo de investimento, como:

  • estar atento às dinâmicas de poder em relação aos sócios que detém o controle majoritário da empresa, uma vez que uma recapitalização pode fazer com que o poder de decisão fique nas mãos de uma ou poucas pessoas;
  • existe uma flexibilidade maior nos empréstimos por financiamento intermediário, com menos burocracias, juros mais acessíveis e regras de empréstimo mais maleáveis;
  • o financiamento intermediário atrai investidores que estão interessados em investir no longo prazo;
  • o valor do Mezzanine Funding que entra com os novos credores faz com que as ações dos acionistas sêniores aumentem;
  • o capital que entra com o Mezzanine Funding faz com que outras possibilidades se apresentem para adquirir novas propriedades ou expandir os negócios;
  • a empresa que opta por esse tipo de empréstimo corre menos riscos de se diluir, afinal, os investidores podem se envolver efetivamente na empresa.

Quais são as desvantagens do Mezzanine Financing?

Dentre as desvantagens é importante analisar os seguintes pontos:

  • a dívida prévia da empresa costuma ser menos cara que o Mezzanine Financing. É importante se atentar para esse ponto;
  • existe a chance de diluição de capital quando é feito o financiamento intermediário, porém, essa diluição é considerada pequena;
  • este é um tipo de financiamento que leva em consideração os direitos do credor, então deve-se atentar para se vale a pena ou não.

Em todo caso, assim como qualquer outro tipo de investimento, o Mezzanine Funding deve ser analisado em todas as suas peculiaridades e em como ele pode promover retorno aos seus credores.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

Swap Simples

Swap Simples

O que é swap simples? O swap simples é uma operação financeira na qual as partes envolvidas trocam fluxos de caixa, com valor e prazo estabelecidos previamente....

  CONTINUAR LENDO