Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mercado Eficiente

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/02/2020 às 21:14 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é mercado eficiente

Mercado eficiente é uma teoria ou hipótese, que pode explicar a formação dos preços dos ativos no mercado de capitais. Ela foi desenvolvida e aperfeiçoada por Eugene Fama, nos anos 1960 e 1970. Há um forte debate, entre os especialistas, em torno da existência real de mercados eficientes.

De acordo com Fama, a definição de um mercado eficiente é aquele em que existe um grande número de investidores, que agem racionalmente e visam maximizar seu lucro, tentando prever o valor futuro de um título. Outro elemento importante dessa definição é que as informações importantes para tomada de decisão estariam livremente disponíveis para todos os participantes.

Entendendo a teoria do mercado eficiente

De acordo com a teoria de Fama, a eficiência dos mercados financeiros está associada à informação. Um agente não pode, a partir das informações públicas disponíveis no momento do investimento, obter com consistência retornos superiores à média do mercado. O motivo é que o preço de um ativo, em qualquer momento, reflete adequadamente seu valor intrínseco, pois é formado a partir de todas as informações disponíveis sobre o que aconteceu no passado e o que se espera que aconteça no futuro.

Existem três níveis de eficiência: fraca, semi-forte ou forte.

Um mercado com eficiência fraca é aquele em que o preço dos ativos reflete todas as informações públicas disponíveis historicamente.

Um mercado com eficiência semi-forte é aquele em que, além do preço dos ativos refletir todas as informações públicas disponíveis historicamente, ele também muda de forma instantânea para refletir novas informações.

Um mercado com eficiência forte é aquele em que o preço dos ativos reflete todas as informações públicas e até as informações ocultas ou privilegiadas.

Existem evidências a favor e contra a existência real de mercados com eficiência fraca e semi-forte. Por outro lado, não podemos encontrar evidências significativas a favor da existência real de mercados com eficiência forte.

Consequências da teoria do mercado eficiente

Admitindo que a teoria do mercado eficiente é verdadeira, uma consequência importante é que não seria possível alcançar retornos superiores à média de mercado, realizando análises dos ativos. Afinal, o preço dos ativos já é dado pelas informações disponíveis, e qualquer pessoa que olhe para essas informações vai conseguir os mesmos resultados com seus investimentos.

Assim, mesmo um gestor experiente de investimentos, por melhor que seja, vai apresentar um desempenho em torno da média do mercado. Em outras palavras, um fundo de investimento passivo que acompanha um benchmark (como uma ETF) teria uma rentabilidade tão boa quanto um fundo ativo em que os títulos são escolhidos um por um pelo gestor.

Naturalmente, sabemos que não acontece assim na prática, pois existem muitos casos de investidores que conseguiram superar de maneira consistente a média de rentabilidade do mercado, por meio da análise dos ativos.

Críticas à teoria do mercado eficiente

Uma das principais críticas à teoria do mercado eficiente é que ela fomenta a crença nos mercados racionais, e essa crença teve uma parcela de responsabilidade pela crise de 2008.

Colocando de forma bastante simplificada, a crença nos mercados racionais se baseia no pressuposto de que todos os agentes econômicos se apoiam em toda a informação disponível para tomar decisões racionalmente fundamentadas. No entanto, sabemos que muitas decisões não são fundamentadas na razão, e sabemos que muitos agentes econômicos não utilizam toda a informação disponível antes de tomar decisões.

A crença nos mercados racionais acaba gerando um sentimento de confiança exagerado nos mercados financeiros. E, como a teoria do mercado eficiente justamente traz a tona essa noção de que a informação é o que define os preços dos ativos, ela indiretamente reforça o pressuposto dos mercados racionais.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados