Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Megalojas (FIIs de shopping)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/09/2020 às 13:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são megalojas?

Megalojas são lojas que ocupam espaços amplos e representativos em um shopping center. Em geral, a metragem de cada uma dessas unidades fica entre 500 m² e 999 m². Como exemplo, podemos citar as Casas Pernambucanas, as Casas Bahia e a Magazine Luíza, que normalmente ocupam espaços nessas dimensões.

Se você investe em Fundos Imobiliários (FIIs), é preciso saber que além das megalojas, a estrutura de um shopping center abriga outros tipos de lojas que se diferenciam, principalmente, pelo tamanho e potencial de vendas:

  • Lojas âncoras: são grandes lojas de departamento que ocupam mais do que 1000 m² de um empreendimento. Contam com grande orçamento de publicidade e uma grande variedade de mercadorias, o que ajuda a atrair clientes ao shopping. Geralmente, as lojas âncoras são conhecidas nacionalmente e até mesmo internacionalmente - como as Lojas Americanas, C&A e Renner;
  • Satélites: ocupam espaços pequenas, com tamanho inferior a 500 m². A maior parte das marcas presentes em um shopping conta com uma loja satélite. Lojas de brinquedos, sapatos e joalherias pertencem a essa categoria. 
  • Conveniência e serviços: são lojas que oferecem soluções capazes de facilitar o dia a dia dos clientes, o que ajuda a mantê-los dentro do shopping. São exemplos as loterias, os bancos e as farmácias. 
  • Área de lazer: são áreas cuja metragem está acima de 1.000m² e são voltadas para o entretenimento de famílias e pequenos grupos de pessoas. É o caso de cinemas, parques de diversões e praças de alimentação.

Qual a importância das megalojas para um shopping center?

As megalojas são fundamentais para atrair clientes para um shopping center uma vez que contam com um público cativo e dispõem de um grande orçamento de marketing.

Além disso, novas marcas ou empresas pouco conhecidas tendem a alugar um espaço próximo a essas lojas para atrair a atenção do público e assim se tornarem mais conhecidas e relevantes no mercado. 

Como investir em uma megaloja (FIIs de shopping)?

Com cerca de R$ 100 já é possível investir em fundo imobiliário e se tornar sócio da construção de um shopping e, consequentemente, de uma megaloja. 

Para captar recursos, um fundo de investimento disponibiliza aos investidores ações ou cotas em uma oferta pública. Essa verba permite que os gestores aluguem lojas para os interessados ou comprem participações em grandes empreendimentos imobiliários.

Um contrato de aluguel de um shopping exibe características únicas - além do aluguel, o lojista pagará uma porcentagem do valor obtido com as vendas para a administração. Isso que dizer que, quanto maior a receita da loja, maior será o valor destinando ao fundo e, é claro, aos cotistas.

Investir em FIIs de shopping é lucrativo?

Além de receber pelo aluguel das lojas e um percentual das vendas, a administradora de um shopping consegue captar recursos de diversas outras formas:

  • Taxa de fundo de promoção: É um valor investido em campanhas de marketing, promoções,  eventos culturais, decorações temáticas e em outras ações para atrair o público para o shopping;
  • Estacionamento: O valor pago pelos clientes e lojistas para estacionarem no shopping garante uma boa parte da receita da administração.
  • Taxa de adesão: Permite que o lojista use o ponto por um certo período, geralmente cinco anos. É pago antes que a loja comece a operar. 

A gestão do shopping, portanto, tem grande interesse em atrair cada vez mais consumidores para as suas dependências uma vez isso gerará mais vendas para os lojistas e ampliará os lucros dos cotistas. 

Nessa estratégia, portanto, as megalojas ocupam um lugar de destaque, uma vez que esse fundo de investimento é amplamente beneficiado pelo aumento do consumo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados