Última modificação em 17 de março de 2021

Quem é Marcos Mollica?

Marcos Mollica é um empresário brasileiro conhecido por ser gestor da Opportunity Total Master, uma das primeiras gestoras de fundo private equity do país — considerada uma das empresas de maior renome no setor financeiro do Brasil. Além disso, também é conhecido pelo seu tempo de atuação na BTG Pactual, instituição financeira em que investiu boa parte da sua trajetória profissional.

O profissional atua desde 2018 como um dos gestores da Opportunity Total Master. Na empresa, atuou diretamente com a política de câmbio e na mudança de posições na bolsa nos últimos anos. Suas habilidades envolvem análises financeiras, derivativos, negociação, macroeconomia e fundos de hedge.

Como se deu a trajetória de Marcos Mollica até aqui?

Desde que entrou na faculdade, Marcos teve destaque e só levou todo esse conhecimento para o seu lado profissional. A seguir, um pouco mais de sua trajetória.

Trajetória acadêmica

A trajetória na área acadêmica de Mollica tem início no ano de 1991. Pela universidade de São Paulo (USP), se formou em Economia na turma de 1994. Ainda no campo da educação, na mesma instituição, o profissional realizou um mestrado na mesma área entre os anos de 1995 e 1996.

Entre os anos de 2001 e 2006, Marcos realizou um Ph.D. com foco em Economia pela Universidade de Chicago. Na época, precisou se desligar da Linear Investimentos para se dedicar novamente aos estudos. Na empresa, atuou como economista por cerca de 5 anos.

Trajetória profissional

Após terminar os estudos do Ph.D., o empresário foi contratado como analista da BlackRock, uma empresa situada em Nova York. Lá, permaneceu até o ano de 2007. Logo depois retornou ao Brasil e assumiu a área de mercados globais do grupo BTG Pactual. Trabalhou no banco de investimentos do negócio durante 7 anos.

Já em outubro de 2014, Mollina se tornou gerente de investimentos — e sócio — da Rosenberg Investimentos. Trabalhou na empresa até o começo de 2018. Em abril do mesmo ano, iniciou a sua trajetória na Opportunity Total Master.

O que Marcos Mollica faz atualmente?

Marcos é, desde 2018, um dos gestores responsáveis pela Opportunity Total Master, uma das gestoras mais tradicionais do país. A empresa, que conta com mais de três décadas de existência, também é conhecida por conta da sua atuação no período de privatização de estatais — que aconteceu na década de 1990.

A Opportunity tem suas atividades focadas em quatro pilares. São eles: Investimentos Imobiliários, Wealth Management, Asset Management e Private Equity. Dentro deles, a gestora conta com investimentos em renda fixa, fundos de ações, empresas privadas, previdência, private equity, desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, multimercado e retorno absoluto.

A empresa foi fundada no ano de 1994 pelos sócios Dorio Ferman, Veronica Dantas e Daniel Dantas. Foi uma das pioneiras na área e, hoje em dia, é considerada como uma das miores empresas de gestão de recursos do Brasil. A história do negócio é marcada pela excelência, protagonismo no mercado e um toque de vanguarda.

Uma das missões da Opportunity é buscar o aprimoramento constante de uma equipe altamente qualificada. O intuito é encontrar — e, da mesma forma, construir — as melhores oportunidades de investimento em todas as unidades de negócio. A adição de Marcos ao time do grupo só reforça esse posicionamento. Além disso, a empresa também oferece um dos programas de estágio mais tradicionais e conceituados do país, o Opportunity SIM.

Como um dos nomes de maior destaque dentro da empresa, o investidor busca constantemente implementar novos conceitos no negócio. Tanto ele quanto a Opportunity Total Master se caracterizaram por suas posições em relação aos juros nos últimos anos. Ambos acreditam e indicam que eles permaneçam baixos em uma escala global por muitos anos. Marcos Mollica também comenta frequentemente em entrevistas e bate-papos sobre a importância de uma análise macroeconômica mais detalhada antes da tomada de qualquer decisão.

Termo do dia

CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas

O que é o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas? Classificação Nacional de Atividades Econômicas (a CNAE) é o nome dado a um tipo específico…