Última modificação em 11 de março de 2021

Quem é Marcelo Spinelli?

Marcelo Spinelli, atualmente, é diretor executivo de Minerais Ferrosos e Carvão da Vale (ou VALE3). O profissional teve o seu nome prejudicado depois da empresa, uma das maiores do ramo de mineração do mundo, se envolver em desastres como os de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

Antes de assumir sua posição na ala de Minerais Ferrosos e Carvão, Spinelli ganhou destaque em outros cargos. A sua atuação na VLI Logística, grupo do ramo de logística — no qual a Vale é acionista — é uma delas.

O profissional, porém, tem a maior parte da sua carreira voltada para a Vale. Teve passagens pela Brahma, além de ter atuado como presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (a FCA) no período de 2007 a 2019.

Como se deu a trajetória de Marcelo Spinelli?

A trajetória de Spinelli é extensa e digna de ser compartilhada. A seguir, a dividimos entre sua época acadêmica e seus primeiros passos como profissional.

Trajetória acadêmica

Marcelo Spinelli se formou em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). A graduação foi realizada entre 1992 e 1996. Ainda na faculdade, realizou um curso de especialização na área de marketing pela instituição ESPM.

Ainda no campo acadêmico, tem especialização na área administrativa. Entre os anos de 2005 e 2007, também estudou na Universidade Northwestern, na escola de negócios do IMD e no Massachussets Institute of Technology (MIT).

Trajetória profissional

Spinelli começou sua carreira profissional ainda na faculdade, em seu último ano de estudos, em 1997, como trainee da Brahma. Lá, permaneceu por volta de 3 anos e ocupou posições como coordenador e analista.

No ano de 2000, deixou a Brahma e logo assumiu a gerência do Submarino, posição que ocupou até 2002. Foi nesse ano que Marcelo iniciou sua trajetória na Vale. Nessa época, assumiu o posto de gerente comercial da área de logística da empresa. Essa função foi ocupada até 2005, quando foi transferido para a área de portos da empresa, onde ficou por quase dois anos.

Se aproveitando da experiência adquirida no campo de logística, no ano de 2011 assumiu o posto de diretor-presidente da VLI Logística, um grupo que atua na área de logística ferroviária e marinha que tem a Vale como uma das suas acionistas.

Durante sua gestão, a empresa se transformou em um dos maiores players de infraestrutura do país. Uma das suas principais ações foi a criação de uma infraestrutura capaz de atender ao mercado com grande eficiência para extrair o máximo de valor para toda a cadeia logística. Isso só foi possível por meio da implantação do conceito de logística integrada — que conectava os terminais às ferrovias e aos portos.

Spinelli permaneceu trabalhando com o grupo até 2019. Foi nesse período que deixou a função para trabalhar novamente com a Vale, assumindo um importante cargo como diretor do grupo multinacional.

Qual a relação entre Marcelo Spinelli e a Vale?

Mesmo tendo começado a trabalhar na empresa muitos anos antes, foi em maio de 2019 que Spinelli assumiu seu cargo de maior destaque, o posto de diretor executivo de Minerais Ferrosos e Carvão, função que era ocupada por Claudio de Oliveira Alves anteriormente.

Entre os motivos pelos quais a troca foi necessária, o principal deles foi o rompimento da barragem da empresa em Brumadinho, no estado de Minas Gerais. Esse caso, infelizmente, causou mais de uma centena de mortes e causou grande destruição na região e ao seu redor.

O grupo da empresa sofreu muita pressão, mesmo com todo o seu poder financeiro. Isso porque esse não foi um caso isolado, já que, em 2015, a barragem de Mariana, no mesmo estado — outra com o envolvimento da multinacional —, também rompeu.

Todos esses fatores aumentaram a pressão sob Marcelo Spinelli. Mesmo assim, a sua escolha para ocupar a posição agradou o mercado, porque, desde que assumiu, seu foco é gerir com uma política de recuperação de danos.

Termo do dia

Rebranding

O que é Rebranding? O rebranding corresponde a um processo de renovação, onde uma marca passa por transformações a fim de se adequar a um novo…