Última modificação em 28 de maio de 2021

Quem é Marcelo Barbosa?

Marcelo Barbosa é o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deste período de 2021. 

A CVM fiscaliza e normatiza o mercado de valores mobiliários do país e Barbosa, como presidente, é responsável por fixar a política geral da autarquia, deliberar sobre os assuntos das reuniões do Colegiado, julgar os processos administrativos, entre outros.

Além de indicado pelo ministério a presidente da CVM, desde 2017, com previsão de encerramento em 2022, Marcelo também é palestrante em conferências pelo Brasil e no exterior, sobre Direito Societário e Mercado de Capitais, campos de sua expertise.

Qual é a trajetória profissional de Marcelo Barbosa?

Marcelo se formou em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com Mestrado na área (nos EUA) e vasta experiência com a docência, na Faculdade Getúlio Vargas.

O advogado iniciou sua trajetória profissional na década de 90, como sócio-fundador do Vieira, Rezende Barbosa e Guerreiro Advogados. Teve clientes em operações de private equity, fusões e aquisições. Em 2000, tornou-se professor de Direito Comercial e Direito Societário durante 18 anos. 

Aparentemente, desde o período acadêmico, Marcelo preparava o terreno para atuar no mercado de capitais. 

O Direito Societário é o ramo que estuda as sociedades empresariais (como as sociedades por cotas) e as condições associadas aos sócios e acionistas dessas organizações. 

Já o Direito Comercial, linha do Direito Privado, forma o conjunto de normas que disciplinam as negociações dos empresários .

Posteriormente, foi Presidente do Conselho na Fundação Estudar, Conselheiro Fiscal da Fundação Lemann, membro do Conselho Consultivo Columbia Global Centers Latin America e do Comitê de Aquisições e Fusões. 

Para seguir para a presidência da CVM, além da nomeação pelo Presidente da República e aprovação pelo Senado Federal, ele cumpriu os requisitos de idoneidade moral e reputação ilibada e experiência profissional compatível com o cargo.


O que Marcelo Barbosa pensa sobre o mercado de capitais?

Mercado de capitais é o sistema que distribui valores mobiliários para que as empresas viabilizem sua capitalização com a liquidação dos títulos emitidos por elas. Quando você compra e vende ações, você está sendo um agente no mercado de capitais. 

Dessa forma, a Bolsa de Valores possibilita que investidores adquiram ativos das empresas listadas e movimentem capital, portanto, essa negociação é o exemplo mais conhecido no mercado de capitais.

Hoje, o mercado de fundos de investimento do Brasil é um dos melhores no mundo e, para Marcelo Barbosa, isso se deve às regras impostas pela CVM, que permitiu a organização e o aumento da confiança nesse setor.

Por exemplo, quando a Comissão detecta que alguém tem informações privilegiadas, rapidamente, as medidas são tomadas. Do contrário, poucos indivíduos irão se favorecer e o mercado ficará prejudicado como um todo.

É o equivalente ao que acontece no exterior, como quando descobriram os esquemas de Michael Milken, um ex-investidor que tinha retornos financeiros altíssimos graças às informações específicas e por negociar títulos de alto risco.


Investir a curto ou longo prazo? Opinião de Marcelo Barbosa

Para o presidente da CVM, a informação vem em primeiro lugar. Porque há ativos que são de curto prazo, da mesma forma que há outros de médio e de longo prazo

Então o recomendável é conhecer o seu perfil de investidor, entender os prazos e conhecer que prestador de serviço dá as recomendações de investimentos — como são remunerados, se há conflitos de interesses etc.

Em relação às recomendações de investimentos, Marcelo já declarou que a CVM faz ativamente um monitoramento nas redes sociais, na medida do possível, para identificar informações mais arriscadas. 

Porém, o órgão presidido por Marcelo Barbosa entende e reconhece como a educação financeira tem se propagado nas mídias sociais, especialmente com a atuação dos agentes autônomos de investimento.

Termo do dia

Fundo Long & Short

O que são fundos Long & Short? Fundos Long and Short são fundos de investimento multimercado que executam operações com a compra e venda de dois…