Última modificação em 24 de novembro de 2020

O que é MACD?

MACD é um indicador de análise técnica de ações que significa Moving Average Convergence Divergence (Média Móvel Convergente e Divergente) e consiste no cálculo de três médias móveis exponenciais (MME).

Ele é representado como duas linhas, cujos cruzamentos emitem sinais de negociação (compra ou venda) e são ferramentas indispensáveis para os traders.

A análise técnica surgiu em torno do ano de 1700, no Japão, por famílias que acompanhavam a variação do preço do arroz para projetar tendências de oscilação e, hoje, o princípio é o mesmo, sendo o MACD um dos recursos que ajudam nessas projeções.

Como o cálculo do MACD é feito?

Os indicadores podem ser de dois tipos: osciladores (para mercados sem tendências) e rastreadores (para mercados com tendência), que é o caso do MACD. Mas antes de aplicar sua fórmula, você precisa primeiramente achar as médias móveis (MM).

  1. Obtenha o valor da MM

Como o nome sugere, a MM mostra o valor médio dos dados em determinado período. Veja:

MM = P1 + P2 +...+ PN / N

Onde:

  1. Descubra a MME

Já a MME atribui peso aos dados mais recentes e muda mais agilmente às flutuações de preço do que a MM. 

MME = Phoje.K + MMEontem .(1-K)

Onde:

  1. Aplique a MME e trace o MACD

Dessa forma, este indicador passou a ser usado amplamente entre os investidores, especialmente quando combinado com outros índices, como o Força Relativa, o On Balance Volume, o Estocástico etc.

No day trade, o investidor, normalmente, obtém lucros em pequenos movimentos com as ações, logo ele pode entrar na transição do histograma negativo (tendência a queda) para positivo (tendência de crescimento) ou vice-versa, de modo que entre o mais cedo possível no movimento diário. Já no swing trade, o lucro pode ser obtido em movimentos maiores e por intervalos de tempo maiores.

Quais as críticas ao uso do MACD nos investimentos?

Não é novidade que na Bolsa de Valores se encontra um complexo de emoções humanas. Inclusive, a alta e a baixa das ações é consequência das atividades das pessoas, do que fazem e que decisões tomam. Dessa forma, muitos críticos apontam para um estudo aprofundado desse indicador, se o MACD realmente é capaz de prever as tendências.

Além disso, se você tem outras tarefas a fazer e não consegue acompanhar tão de perto as oscilações no mercado financeiro, é mais interessante investir nos ativos mais estáveis e não tão arriscados ou, ainda, nas ações em que é possível consultar os dividendos a longo prazo.

Termo do dia

Endomarketing

Você com certeza conhece o marketing, mas e o endomarketing? Descubra o que é e como ele se relaciona com o mercado financeiro!