Última modificação em 18 de março de 2021

Quem é Luiz Paulo Aranha?

Luiz Paulo Aranha é um empresário brasileiro mais conhecido por ser sócio e gestor da MOAT Capital. A empresa, especializada em ações, administra mais de R$ 1,6 bilhão e divide seu campo de atuação, especialmente, entre Ibovespa e Certificados de Depósitos Interbancários (o CDI).

Além disso, o profissional também é reconhecido pela grande atuação como gerente de portfólio por mais de uma década. Por conta disso, é um dos nomes mais importantes do mercado financeiro do Brasil.

Mesmo formado em Engenharia Naval, Aranha tem a maior parte da sua trajetória profissional voltada para a área de gestão, como você verá em seguida. Ao longo da sua carreira, o empresário trabalhou em fundos com foco tanto em renda fixa quanto em investimentos em ações.

Qual é a trajetória de Luiz Paulo Aranha até aqui?

Aranha tem uma extensa trajetória profissional e o seu período acadêmico foi essencial para que ele se desenvolvesse no mercado de trabalho. A seguir, mais sobre essas áreas da vida do empresário.

Trajetória acadêmica

Como dito anteriormente, Luiz Paulo Aranha é formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A graduação aconteceu entre os anos de 2000 e 2004. Engenheiro de formação, começou a ganhar destaque no mercado financeiro logo em 2006, já pouco tempo após terminar a faculdade.

Ainda na área acadêmica, Aranha é certificado como Chartered Financial Analyst. O curso foi oferecido pelo CFA Institute e o profissional o alcançou em junho de 2009. Outro curso importante nessa trajetória que é importante citar é o de Executive Education, cursado no The Bem Graham Centre For Value Investing.

Trajetória profissional

A trajetória profissional de Luiz Paulo começou quando ele trabalhou por um período no Banco Votorantim. Logo em seguida, se tornou gestor — e, posteriormente, sócio — da Capitania S/A. Durante o seu tempo na gestora, trabalhou especialmente na gestão do Fundo Capitania Equities. Lá, permaneceu até o ano de 2009.

Ainda em 2009, Aranha se tornou sócio da LLA Gestão. Ele conseguiu essa oportunidade quando passou a atuar na NP Investimentos. Lá, foi o responsável pela gestão do Fundo NP Fundamento, com foco total na superação da Ibovespa no longo prazo. Além disso, tanto esse fundo quanto Luiz Paulo buscaram sempre bons retornos enquanto realizavam a análise fundamentalista de todos os seus investimentos.

O que Luiz Paulo Aranha faz atualmente?

Em setembro de 2013, Luiz Paulo Aranha iniciou a sua trajetória como gestor e sócio de Fundos de Ações da MOAT Capital. A gestora tem toda a sua estrutura baseada em três produtos, o MOAT Capital Long Bias FIC FIM, o MOAT Capital Equity Hedge FIC FIM e MOAT Capital FIC FIA, que atua com ações.

Uma das características da empresa é o ciclo de análise de investimento realizado exclusivamente por ela. O processo começa com a área de Análise e Seleção da gestora, passa para a Construção da Carteira e termina na Gestão Ativa do negócio em questão.

Os sócios que administram a MOAT Capital junto com Aranha contam com longa experiência em gestão de recursos de terceiros. Cada um deles tem atuado em áreas diferentes dentro do mercado financeiro — tanto brasileiro quanto global. Todo esse know-how contribuiu para que a empresa fosse reconhecida cada vez mais dentro do ramo.

Por se tratar de um negócio mais fundamentalista, todos os investimentos realizados na área de renda variável têm a tendência a se voltarem para o longo prazo. Além disso, priorizam a criação de uma carteira bem mais diversificada. Sendo assim, Luiz Paulo Aranha busca reforçar todas as estratégias da MOAT ao defender a ideia de que todo investimento em uma ação é, de certa forma, uma maneira do investidor fazer parte de uma empresa — mesmo que de forma mais modesta.

Termo do dia

CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas

O que é o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas? Classificação Nacional de Atividades Econômicas (a CNAE) é o nome dado a um tipo específico…