Última modificação em 30 de março de 2021

O que são Lojas Satélites e FIIs de Shopping?

Dentro de um complexo de lojas, como é o caso dos shoppings centers ou galerias da nossa cidade, existem aqueles estabelecimentos que geram mais lucro dos que os outros. Esses são chamados de lojas âncoras, enquanto a maioria das demais se encaixam no formato de lojas satélites.

(Achou que estávamos falando sobre lojas desenvolvidas para astronautas em missões intergalácticas, né? Nada disso!)

Essa diferença na relevância das lojas é visível até mesmo pelo tamanho que ocupam no complexo: lojas âncoras costumam ser muito maiores do que lojas satélites, justamente por atraírem mais público e renderem mais receita.

Certamente, você já foi a algum shopping center com objetivo de visitar uma loja específica. Uma loja que até possui outras filiais fora daquele complexo, mas que, por uma questão de comodidade ou de segurança, você escolheu ir a um local mais "restrito".

A probabilidade dessa loja específica ter sido uma das âncoras é enorme. Normalmente, as pessoas costumam dar mais atenção a uma loja satélite quando estão passeando pelo complexo, sem pressa, olhando vitrine por vitrine... Quem nunca?!

Mas não se engane: mesmo sendo lojas pequenas e com menor porcentagem dentro do espaço total do shopping, também são extremamente importantes!

Afinal, um shopping center é caracterizado por concentrar diversas marcas num único local, além de oferecer uma estrutura de lazer e segurança ao público, conforme falamos anteriormente.

Um outro fator importante a se considerar, é que as lojas satélites também auxiliam na valorização de um FII (Fundo de Investimento Imobiliário)

Qual é a relação das Lojas Satélites com FIIs de Shopping?

Antes de expor qual é a relação, vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre Fundos de Investimentos Imobiliários. Você sabe o que são ou como funcionam?

Os FIIs são como qualquer outra ação de mercado que uma pessoa pode comprar, negociar ou vender se assim desejar. Mas, como o próprio nome sugere, são ações específicas do mercado imobiliário.

Você já considerou, em algum momento da vida, comprar um imóvel na intenção de investir dinheiro? Muitas pessoas pensam dessa maneira! Uma vez que possuem um empreendimento em seu nome, deterão a quantia em que o mesmo for avaliado numa possível venda, por exemplo.

Além disso, também podem colocar o imóvel para locação e ganhar com isso todo mês. Enfim, são inúmeras possibilidades de rentabilidade em cima desse bem... 

Entretanto, comprar um imóvel não é lá um procedimento simples e acessível. Além de demandar altas quantias, também é um processo burocrático, com uma série de regras - cansativas - a serem cumpridas.

Aí que entram os FIIs! Você pode ser dono de um estabelecimento mesmo sem ter feito a compra total do terreno em questão, por exemplo. Isso é possível através das cotas, que são negociadas na Bolsa de Valores como ações comuns.

Ou seja, se você comprar um cota de um shopping center, você passará a ser dono da porcentagem correspondente a sua compra, e irá lucrar com o aluguel das lojas satélites e âncoras!

Essa é a principal relação: quanto mais lojas ocupadas um complexo de imóveis possuir, mais ele será valorizado. Logo, poderá ser dividido em cotas de grande valia para os investidores interessados.

Inclusive, um desses investidores pode ser você! Nós temos materiais específicos que se aprofundam mais acerca dos FIIs, vale a pena dar uma olhada para compreender direitinho como funciona. 

Você verá que com pouco dinheiro e o mínimo de experiência no mercado, você terá a chance de investir e se tornar dono de algum empreendimento, seja ele um shopping center, hospital, prédio comercial, faculdade, agência bancária, entre muitos outros!

Termo do dia

Regime de Metas de Inflação

O que é o regime de metas de inflação? Instrumento de política monetária, o regime de metas de inflação foi implementado no Brasil em 21 de…