Última modificação em 25 de novembro de 2020

O que é Liquidação Antecipada?

A liquidação antecipada consiste no pagamento de parcelas antes de seu período de vencimento, mediante possíveis descontos pelo pagamento adiantado. Esse procedimento pode ser realizado para a liquidação parcial ou total de débitos.

Além disso, para todos os contratos estabelecidos a partir de 10 de dezembro de 2007, segundo determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), não pode haver cobrança de taxas sobre o pagamento.

Em geral, a liquidação antecipada é feita para quitar dívidas de empréstimos bancários, financiamentos imobiliários, faturas atrasadas de cartões de crédito etc.

Como essas dívidas comumente estão associadas à altas taxas de juros, a decisão de adiantar o pagamento deve partir de uma análise do seu próprio planejamento financeiro, bem como da mensuração do custo-benefício.

Isso porque, é necessário ter certeza de que - tendo a visão de sua situação financeira - se pagar a dívida antecipadamente não irá impactar negativamente no orçamento pessoal.

Portanto, antes de buscar a liquidação antecipada é preciso, além de conhecer seu orçamento pessoal, saber quais são as vantagens e os procedimentos necessários para realizá-la.

Quais são as vantagens da Liquidação Antecipada?

Optar pela liquidação antecipada de débitos pode ser vantajoso por diversos motivos.

Talvez o motivo mais evidente seja o de se livrar completamente (ou parcialmente) de dívidas, ficando livre para para abrir crédito ou realizar metas que dependem de uma situação financeira mais confortável.

Mas além disso, essa ação traz consigo outras vantagens. Uma delas é a de não correr riscos de pagar juros de mora por atrasos no pagamento!

Como dissemos anteriormente, os juros que incidem sobre certos débitos são altos. Desse modo, o atraso no pagamento deles pode gerar o aumento da dívida e, consequentemente, a incapacidade de liquidá-la.

Assim, a liquidação antecipada pode prevenir essa bola de neve, dado que o débito foi liquidado antes do vencimento. Ainda que no adiantamento do pagamento não esteja previsto a anulação completa dos juros, ele pode impedir o acréscimo de mais.

Já ajuda muito, né?!

Outra vantagem em fazer uma liquidação antecipada é a de não ter gastos mensais extras, pois, uma vez que não tem que gastar com o pagamento de dívidas todos os meses, o dinheiro que resta pode ser usado para pagar outras dívidas ou mesmo para começar a poupar.

A essa altura já está claro que a liquidação antecipada dos débitos pode ser uma boa opção para você. Mas, como funciona o procedimento?

Como a Liquidação Antecipada funciona?

Já sabemos que a liquidação antecipada de débitos tem suas vantagens. Também sabemos, no entanto, que a opção por liquidá-los antecipadamente deve passar por uma análise do planejamento financeiro.

Mas há ainda um detalhe que deve ser observado. Quando você decide liquidar antecipadamente um débito, deve estar ciente de que os juros previstos quando o contrato de aquisição do bem ou serviço foi assinado deverão ser pagos independente do adiantamento realizado.

A única maneira de não ter que arcar com os juros na liquidação antecipada é mediante um acordo firmado entre você (devedor) e a instituição com a qual pretende negociar a dívida.

Funciona dessa forma em virtude da Resolução no 4.320 de 27 de março de 2014. Segundo a resolução do Banco Central do Brasil (BC), o valor pago na liquidação antecipada corresponde ao valor das parcelas em aberto acrescidas de juros que estavam previstos em contratos.

Vale ressaltar, ainda, que essa regra é válida tanto para o pagamento total quanto para a amortização da dívida. Além disso, ela deve estar explicitada no contrato firmado para quitação do débito!

Sendo assim, para realizar a liquidação antecipada, observe bem as cláusulas do contrato de liquidação e avalie sua capacidade de arcar com os custos antecipados do pagamento.

Termo do dia

Produtividade

O que é Produtividade? Produtividade é o fator que determina o quanto um processo é eficiente. Dito de outro modo, é o resultado alcançado dados os…